Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Apesar de queda na arrecadação município mantém superávit primário - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Apesar de queda na arrecadação município mantém superávit primário
23/09/2016

Fazenda prestou contas do 2º quadrimestre de 2016

A Secretaria Municipal da Fazenda e a Comissão de Finanças e Orçamento, Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores, realizaram audiência pública na tarde da última quinta-feira, 22, para prestar contas da evolução orçamentária do município no segundo quadrimestre de 2016, referente aos meses de maio, junho, julho e agosto, em conformidade com a Lei Complementar nº 101 de 04 de maio de 2000.

Na ocasião, os trabalhos ficaram a cargo do presidente da Comissão, vereador Maurício Cassimiro de Lima, assessorado pelo membro da comissão vereador Pedro Tadeu Stringuetti. A explanação ficou por conta da equipe técnica da Prefeitura, representada na oportunidade pelo Secretário Municipal da Fazenda Sr. João Batista Bozzi, indicado pelo prefeito municipal José Natalino Paganini, e pelo técnico da secretaria Luís Fabiano Rama.

Em números globais, o relatório aponta que o total da receita líquida acumulada até agosto foi de aproximadamente R$ 165,2 milhões, ou seja, 57,65% do orçamento anual que é de R$ 286,6 milhões.  Enquanto isso, as despesas somaram R$ 193,9 milhões. Para efeito de resultado primário, o total das receitas líquidas fiscais foi de R$ 151,3 milhões, enquanto que a despesas foram de R$ 148 milhões, perfazendo um superávit primário de R$ 3,3 milhões.

De acordo com o Secretário, a queda da arrecadação e nos repasses do Estado e da União tem sido constantes. Mesmo assim, o município vem mantendo os investimentos obrigatório como na Saúde e na Educação, muitas vezes se valendo de recursos próprios.

Ao final da audiência, um relatório pormenorizado foi entregue aos representantes da Comissão.