Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Associação Pétalas de Rosa é declarada de utilidade pública - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Associação Pétalas de Rosa é declarada de utilidade pública
23/03/2016

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 22 de março, o Projeto de Lei nº 17/2016, de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori, o Carlinhos (PSDB), que declara de utilidade pública a Associação Pétalas de Rosa: Unidas por Laços de Solidariedade.

Trata-se de um grupo terapêutico criado em 2013, formado principalmente por mulheres vítimas do câncer de mama, que se uniram com o objetivo de acolher e apoiar outras mulheres vítimas da doença em nosso município, levando informações e auxílio à todas que necessitam. Nestes dois anos de atividades, mais de 70 atendimentos foram realizados. Além das reuniões, o grupo realiza campanhas de arrecadação de mantimentos e de remédios para pacientes em tratamento. com reuniões alocadas nas Unidades Básicas de Saúde do Município, para oferecer maior suporte aos pacientes. A proposta ganhou o incentivo do psicólogo da Rede Básica da Saúde, Dr. Maurício Nunes de Mattos, que encampou a formatação do grupo ao lado de 12 mulheres, todas afetadas pelo câncer e que agora compõem a diretoria e conselho fiscal da entidade. Atualmente, 20 mulheres participam das atividades.

Atualmente a Associação Pétalas de Rosa é presidida por Vanda da Silveira Moraes Soriani. Ainda compõe a diretoria Luciana Fracarolli Moino (vice); Ivanilde Aparecida Felippe Borges (1ª secretária); Maria Santina Zanqueta de Moraes (2ª secretária); Mônica Cunha Tenório (1ª tesoureira) e Ana Paula Massari (2ª tesoureira), além do Conselho Fiscal formado pelos titulares Idalina Aparecida Tirelli Zanquetta, Neusa Alves Ferreira e Rosângela Aparecida Martucci; e suplentes: Elza Bento da Silva Santos; Rosana Avelina de Oliveira Preto e Iracema Roberto Godoy Salgado.

De acordo com a presidente Vanda, o grupo oferece um espaço para que essas pessoas possam expressar suas dores, aflições e angústias, dividir experiências e conhecimentos e fortalecer sua saúde emocional para que possam continuar o tratamento oncológico, compreendendo que o cãncer tem cura, desde que todas as etapas do tratamento sejam realizadas.