Itapira-SP, Quinta-feira, 20/06/2019

Carlinhos Sartori requer sessão solene em homenagem aos 110 anos da Banda Lira Itapirense - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
26/04/2019

O vereador Carlos Alberto Sartori, o Carlinhos, apresentou durante a sessão da última terça-feira, 23, o requerimento nº 98/2019, aprovado por unanimidade dos vereadores, que requer a realização de uma sessão solene em homenagem aos 110 anos de fundação da Banda Lira Itapirense.

Vale frisar que a celebração a esse importante e histórico grupo musical de Itapira é estipulada pela Lei 4.430/2009, onde institui-se o Dia da Banda Lira em Itapira, em 10 de abril, determinando que pela data sempre se realize uma solenidade.

“Enquanto presidente, a Câmara Municipal manteve a tradição e realizamos, à época, as comemorações dos 104 anos da Banda Lira Itapirense. Nada mais justo que agora, aos se comemorar os 110 anos da corporação musical, seja realizado um evento comemorativo em homenagem a estes valorosos músicos”, destacou o vereador.

A Banda Lira foi fundada em 10 de abril de 1909 e em 15 de julho de 1970 foi declarada Utilidade Pública pelo Decreto nº 44. Desde sua a fundação, vem prestando serviços à comunidade de Itapira e região, e com orgulho cumpre com seu papel de utilidade pública, participando ativamente de eventos cívicos, culturais, religiosos, concertos didáticos e festas populares.

Em 1999 foi implantada a Escola de Música, projeto que visa o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens a partir de oito anos de idade e hoje atende cerca de centenas de alunos gratuitamente em nove núcleos distribuídos em diversas regiões da cidade, oferecendo cursos de formação de banda de música, banda marcial e fanfarra. Este ano o projeto completou 20 anos sob a tutela do maestro Maurício Perina.

A Corporação tem como Regente e Diretor Artístico o Maestro Maurício Perina e como Presidente o Sr. Luis Fernando de Almeida, que com brilhantismo e competência vem dinamizando este trabalho.

“Através dos projetos e parcerias, a Banda Lira vem expandindo sua atuação em Itapira, ofertando ao acesso a música para um número maior de pessoas, consolidando a cultura musical como um cartão postal do município, preservando ainda antigas tradições que a cercam”, completou Carlinhos.