Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Centro de Informática Harley Marella já está ativo em Barão - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Centro de Informática Harley Marella já está ativo em Barão
31/05/2012

Inauguração de Serviço de Convivência engloba ainda outras atividades

O Centro Público de Informática Harley Marela, doado pela Câmara Municipal à Prefeitura para uso da Secretaria de Promoção Social, está disponível para utilização dos cidadãos no bairro de Barão Ataliba Nogueira. Ele fará parte dos benefícios oferecidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares José Martins, inaugurado na noite de segunda-feira (28).

Na oportunidade o presidente da Câmara Manoel Marques (PV), principal incentivador da doação, esteve presente para prestigiar o evento. Os parlamentares Cleber Borges (PPL) e Luis Henrique Ferrarini (PV) também marcaram presença. O projeto foi criado e instituído na sede da Câmara, em 2010, na gestão do então presidente Paulo Andrade (PSDB). Porém, em novembro de 2011, após Marques verificar a baixa procura pelo serviço, decidiu junto da Mesa Diretora da Casa e com aprovação de todos os parlamentares, doar os equipamentos para o Executivo com objetivo de beneficiar a população.

Segundo a Secretaria de Promoção Social cerca de 80 pessoas por semana devem fazer uso de toda a infraestrutura proporcionada pelos equipamentos doados pela Câmara. São ao todo oito computadores completos, mais um computador para trabalhar como servidor, além de bancada e cadeiras, impressora a laser, softwares devidamente registrados e outros periféricos, que permitem acesso gratuito à informação, informática e internet aos moradores do Barão.

Durante seu discurso Marques enfatizou a importância da iniciativa tomada por Andrade na época de sua presidência, assim como o trabalho da diretora de Promoção Social, Regina Ramil, em analisar junto com o Executivo o local que mais necessitava de um serviço de acesso à informática. “O importante é que agora todo esse equipamento e investimento será utilizado pela população do Barão. Infelizmente ele não tinha procura na sede do Legislativo. Outro ponto importante foi a manutenção da homenagem prestada ao Professor Harley Marela e sua família”, analisou Marques.

Além do Centro Público de Informática, o Serviço de Convivência no Barão oferece ainda biblioteca, aulas de dança, ginástica, oficina de capoeira, artesanato e fios, somando 160 pessoas matriculadas. Existe ainda atendimento individual e em grupo com a presença de assistente social e pedagoga.

“Trata-se de um trabalho muito importante, que possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento da capacidade e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento de vulnerabilidade social”, descreve Regina.

Foto: Zalberto

Momentos antes da Inauguração do Serviço em Barão de Ataliba Nogueira

Foto: Zalberto

Espaço já está pronto para uso