Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Câmara abriga audiência pública para revisão do Plano Diretor - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara abriga audiência pública para revisão do Plano Diretor
06/11/2014

A Câmara de Vereadores de Itapira abrigou na noite desta quarta-feira, dia 05, a segunda audiência pública para revisão do Plano Diretor do Município. Na ocasião, cerca de 30 pessoas acompanharam a explanação da Arquiteta Flávia Zacchi Robles, que apresentou os dados técnicos a cerca do projeto que visa preparar o município em termos de crescimento de sua zona urbana e de expansão urbana para as próximas décadas. Representantes de classe e de órgãos ligados ao meio ambiente estiveram presentes e fizeram alguns questionamentos.

Como a Prefeitura tem até o início do recesso para enviar o projeto de lei para apreciação do Legislativo, ficou acertado pelo secretário municipal de Planejamento, José Armando Mantuan, que até o próximo dia 14 de novembro, estará disponível no site da Prefeitura um link contendo o projeto na íntegra, onde a população poderá opinar.

O plano foi tornado público em 18 de junho deste ano e prevê a expansão urbana do município para 150 mil habitantes. O estudo vem sendo feito desde meados de 2013 pelo engenheiro contratado pela Secretaria de Planejamento, José Flávio Corrêa Vieira, e definirá, por exemplo, o zoneamento da cidade e locais que passarão a ser áreas de expansão urbana, de loteamento e condomínios de chácaras de recreio.

Pelos apontamentos do estudo, a cidade deverá crescer mais em direção à divisa com as cidades de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, e menos em direção à Serra Negra e Amparo, pelo fato de se preservar a bacia hidrográfica do Ribeirão da Penha, bem como em direção à Águas de Lindóia, onde se pretende preservar os remanescentes de mata atlântica.

Outros aspectos como destinação de áreas verdes em condomínios e loteamentos, e ainda a regulamentação do parcelamento e uso do solo também constam no projeto.