Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Câmara acolhe nova representação contra Marquinhos Silva (PRB) - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara acolhe nova representação contra Marquinhos Silva (PRB)
17/02/2016

Comissão tem cinco dias para dar início aos trabalhos

A Câmara de Vereadores de Itapira acolheu na noite desta terça-feira, 16, representação do eleitor e suplente de vereador pelo PTC Luiz Antônio Machado, contra o vereador republicano Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos (PRB), em face à denúncia de infração político-administrativa. Pesa contra o vereador, segundo o documento formulado por Machado, suspeitas de que tenha tentado frustrar uma investigação em curso na Prefeitura local, envolvendo o médico e também vereador Dr. Rafael Donizete Lopes (PROS), pela suposta proposta de realização de uma cirurgia mediante pagamento. Segundo consta, Marquinhos “teria utilizado indevidamente o seu cargo para prática de atos de corrupção e improbidade administrativa”, além de ter procedido “de modo incompatível com a dignidade da Câmara”, e de ter faltado “com o decoro na sua conduta política”.  A matéria foi apreciada em plenário e aprovada por seis votos a três. Rafael Lopes (PROS), César Augusto da Silva e o próprio Marcos Paulo (PRB) foram contrários. Os vereadores da base governista foram favoráveis. Na ocasião, por motivos de saúde, o presidente da Casa Décio da Rocha Carvalho (PSB) foi substituído pelo vice Carlão Jamarino (PSC) que não votou na ocasião. No lugar de Zé Branco, assumiu o suplente de vereador Thiago Batista Fontolan (PR).

Considerando a denúncia protocolizada na Câmara, o presidente em exercício determinou a formação de uma Comissão Processante. Passou-se então ao sorteio dos membros para composição da referida comissão, ocasião em que o nome dos vereadores desimpedidos forma colocados em uma urna, levando em consideração os blocos parlamentares de situação e oposição. Dois membros do Bloco da Situação foram sorteados, sendo os escolhidos os vereadores Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e Joílson Batista Militão da Silva (PSDB). Pelo bloco oposicionista, foi sorteado o vereador Rafael Donizete Lopes (PROS).

Após reunião dos integrantes, a CP ficou constituída da seguinte forma: o vereador Maurício Cassimiro de Lima foi eleito presidente; Joílson Batista Militão da Silva relator; e Rafael Donizete Lopes membro. Agora eles têm cinco dias úteis para dar início às investigações e o prazo máximo de 90 dias para apresentar o relatório final.