Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Câmara acolhe representação contra o vereador Marquinhos (PRB) - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara acolhe representação contra o vereador Marquinhos (PRB)
04/12/2015

Comissão Processante vai analisar pedido de cassação

A Câmara de Vereadores de Itapira acolheu na noite desta terça-feira, 01, representação do eleitor e suplente de vereador pelo PTC Luiz Antônio Machado, contra o vereador republicano Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos (PRB), em face à denúncia de infração político-administrativa. Pesa contra o vereador, segundo o documento formulado por Machado, suspeitas de que tenha tentado frustrar uma investigação em curso na Prefeitura local, envolvendo o médico e também vereador Dr. Rafael Donizete Lopes (PROS), pela suposta proposta de realização de uma cirurgia mediante pagamento. Segundo consta, Marquinhos “teria utilizado indevidamente o seu cargo para prática de atos de corrupção e improbidade administrativa”, além de ter procedido “de modo incompatível com a dignidade da Câmara”, e de ter faltado “com o decoro na sua conduta política”.  A matéria foi apreciada em plenário e aprovada por seis votos a dois. Rafael Lopes (PROS) e Marcos Paulo (PRB) foram contrários, enquanto César da Silva (PT) esteve ausente na sessão.

Considerando a denúncia protocolizada na Câmara, o presidente Décio da Rocha Carvalho (PSB) determinou a formação de uma Comissão Processante. Passou-se então ao sorteio dos membros para composição da referida comissão, ocasião em que o nome dos vereadores desimpedidos forma colocados em uma urna.

Devido o impedimento dos vereadores Marcos Paulo e Rafael Lopes, tendo em vista serem partes interessadas no processo, a vaga garantida pelo regimento interno da Casa ao Bloco Parlamentar da Bancada da Oposição, foi destinada ao vereador César Augusto da Silva (PT). Dois membros do Bloco da Situação foram sorteados, sendo os escolhidos os vereadores Maurício Cassimiro de Lima (PSDB) e Pedro Tadeu Stringuetti (PPS). Devido à ausência do vereador César, e da impossibilidade do mesmo aceitar a incumbência, uma sessão extraordinária foi marcada para a tarde desta sexta-feira, com o objetivo de definir entres os membros quem seria presidente e relator da Comissão Processante.

Na sexta-feira, na hora aprazada, mais uma vez o vereador César Augusto da Silva esteve ausente, sendo assim determinado o nome do vereador Carlinhos Sartori (PSDB) para compor a comissão, já que os vereador Juliano Feliciano (PRB) e Joílson Batista Militão da Silva (PSDB) abriram mão da incumbência. Após reunião dos integrantes, a CP ficou constituída da seguinte forma: o vereador Maurício Cassimiro de Lima foi eleito presidente; Carlos Alberto Sartori relator; e Pedro Tadeu Stringuetti membro. Agora eles têm cinco dias úteis para dar início às investigações e o prazo máximo de 90 dias para apresentar o relatório final. Uma reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, dia 07, às 13h00, na Câmara Municipal.