Itapira-SP, Quinta-feira, 19/10/2017

Usuário
Senha

Câmara aprova cidadania itapirense a Penido e Palmieri - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova cidadania itapirense a Penido e Palmieri
07/12/2016

Presidentes da CDHU e dos Escoteiros de Itapira receberão homenagem

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade da sessão da última terça-feira, dia 06, os Projetos de Decreto Legislativo nº 05 e 06/2016, que concedem, respectivamente, o título de Cidadão Itapirense, ao renomado presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), o engenheiro Marcos Rodrigues Penido e ao presidente do Grupo de Escoteiros de Itapira (193º/SP), chefe Fernando Nastri Palmieri. A autoria do primeiro é da Bancada da Situação, enquanto que o segundo é de autoria do vereador Marcos Paulo da Silva (PEN).

Vale destacar, que o título de cidadania é a maior honraria outorgada pelo Legislativo itapirense. Ambos os projetos passaram pelo crivo da Comissão de Ética e foram aprovados em plenário por unanimidade. Caberá agora ao presidente da Câmara agendar a data para a sessão solene de outorga dos títulos, o que muito provavelmente deverá ocorrer somente em 2017.

Sobre os homenageados:

Marcos Rodrigues Penido nasceu em 26 de fevereiro de 1962 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ao longo de sua carreira, ocupou inúmeros cargos de responsabilidade nas administrações do Governo do Estado e na Prefeitura de São Paulo, principalmente à frente de políticas públicas para construção de moradias, urbanização de favelas, reassentamento de áreas de risco, além da implantação de infraestrutura urbana, como construção de creches, escolas, postos de saúde e hospitais, sistemas de transportes, canalização de córregos, entre outros. Formado em Engenharia Civil pela Faculdade Veiga de Almeida, com extensão em Gerenciamento de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas, é funcionário de carreira da CDHU desde 1983, onde ocupou os cargos de coordenador do programa de qualidade, diretor técnico, até chegar a presidência do órgão em 2015. Também foi Secretário Adjunto de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de São Paulo e Secretário de Estado da Habitação do Governo de São Paulo. Mais recentemente esteve em Itapira, por conta da entrega das 232 casa do Conjunto Habitacional “João Izac Cavenaghi” no bairro de Barão Ataliba Nogueira, ocasião em que anunciou a a construção de mais 500 casas populares em Itapira.

Fernando Nastri Palmieri nasceu em 19 de Junho de 1969 na capital São Paulo. Cresceu na região do ABC Paulista, onde se graduou em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Após concluir os estudos, mudou-se para a França onde serviu na lendária Legião Estrangeira Francesa. Enquanto militar, participou de treinamentos e missões de combate em países como o Senegal, Macedônia e Kosovo, sendo inclusive condecorado com medalhas de reconhecimento como as de Defesa Nacional e Honra ao Mérito.

Já de volta ao Brasil, ingressou na Polícia Civil do Estado de São Paulo. Trabalhou nas delegacias de São Bernardo, Santo André, São Paulo e Osasco, até ser transferido para a Seccional de Mogi Guaçu. Em 2004 mudou-se para Itapira após casar com a cirurgiã dentista Giovana Pegorari Carpi, filha de tradicional família itapirense.

Sempre interessado em seu desenvolvimento pessoal, em 2008 ingressou no curso de Direito do Instituto de Ensino Superior de Itapira (IESI/Unip), e em 2013 concluiu sua pós graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Anhanguera.

Preocupado com o alarmante déficit da qualidade do ensino nacional, buscou informações para fundar em 19 de Outubro de 2013 o Grupo de Escoteiros de Itapira 193º/SP, reconhecido oficialmente pela União dos Escoteiros do Brasil. Em 2014, a Câmara Municipal reconheceu o grupo como entidade de Utilidade Pública.