Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Câmara aprova novo Parlamento Jovem - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova novo Parlamento Jovem
11/11/2011

Programa entra em prática em abril de 2012

Os vereadores aprovaram por unanimidade na sessão de terça-feira (08), o Projeto de resolução 05/2011 que institui na Câmara o Parlamento Jovem, iniciativa do presidente da Casa, Manoel Marques (PV). Um programa parecido já existia no Legislativo, porém, esse foi totalmente reformulado para proporcionar o máximo de oportunidade e aprendizado aos adolescentes do município.

Segundo determina o texto o projeto deve entrar na fase prática em abril de 2012. Até lá o trabalho, tanto de vereadores quanto funcionários da Câmara para o Parlamento Jovem, será direcionado à criação de material de apoio, como apostilas, folder, levantamento de informações, assim como um cronograma de atuação.

O objetivo principal do projeto é despertar na juventude a consciência de cidadania, voltada à política participativa, provendo a oportunidade de que estudantes de escolas estaduais e particulares se elejam como um parlamentar e possam representar a população em sessões e atividades ligadas ao poder Legislativo, como faz um vereador.

“O projeto anteriormente em vigor na Câmara não atendia as necessidades que merece um programa desta importância. Por isso fomos buscar em Mogi Guaçu, informações e conteúdos para que desenvolvêssemos em nossa cidade um projeto abrangente, funcional, e mais importante, que realmente envolva os estudantes na atividade política e democrática”, analisou Marques.

Segundo o presidente os trabalhos ligados ao parlamento Jovem devem ser iniciados imediatamente. “Vamos dar andamento no trabalho, como cadastramento de escolas, visita nas instituições elaboração de material informativo, entre outras ações para que a partir de abril de 2012, o Parlamento Jovem seja aplicado em Itapira”, afirmou.

O PROJETO

O texto aprovado consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 1º abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno criado especificamente para o projeto.

Serão 12 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorrerá nas escolas que aderirem ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após serem eleitos e tomarem posse, os parlamentares jovens terão várias atividades iguais a de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.