Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Câmara aprova Plano Diretor de Turismo - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova Plano Diretor de Turismo
05/09/2017

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade em duas votações, o Projeto de Lei Complementar nº 11/2017, que institui Plano Diretor de Turismo de Itapira e dá outras providências. O Projeto, de autoria do chefe do Poder Executivo, veio a plenário com o parecer favorável das comissões permanentes e pôde ser votado na Ordem do Dia da 29ª sessão ordinária, realizada na última quinta-feira, 31.

O Plano Diretor de Turismo é um documento que contém o planejamento do desenvolvimento do turismo no nosso Município. Itapira é uma cidade típica do interior, com suas praças arborizadas e igrejas antigas, seu povo hospitaleiro e seu ambiente bucólico. Itapira foi palco de importantes batalhas na Revolução de 1932, refletidas até hoje na formação do município. A cidade de quase 200 anos esbanja cultura e história. Tem casarões antigos, construções centenárias e museus.

Em mensagem encaminhada ao Legislativo, o prefeito José Natalino Paganini destacou que o município possui as qualidades necessárias para alavancar o desenvolvimento em todas as áreas, seja industrial, comercial, de prestação de serviços ou agricultura. Possui infraestrutura urbana invejável, disponibilidade de energia, água tratada, telefonia e mão-de-obra qualificada. Está localizada ao lado do Circuito das Águas Paulista e do Circuito das Malhas mineiro.

“Em Itapira reúnem-se variadas atrações turísticas, uma extensa área rural com diversas propriedades e festas tradicionais, como a de São Benedito, a maior festa negra do Brasil. O acervo ambiental, histórico e patrimonial, preservado com apoio do município, é uma atração insuperável para os visitantes. Portanto, pode-se dizer que além de Itapira ter uma qualidade de vida invejável, possui uma forte vocação turística”, lembrou o prefeito.

Com essa etapa concluída, o próximo passo da Secretaria de Cultura e Turismo é levantar toda a documentação necessária exigida na Lei Complementar nº 1.261, de 29 de abril de 2015 e entregar à Assembleia Legislativa de São Paulo para o pleito de MIT (Município de Interesse Turístico).