Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Câmara aprova Plano Municipal de Mobilidade Urbana - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova Plano Municipal de Mobilidade Urbana
16/04/2015

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira, 14, o Projeto de Lei Complementar 07/2015, de autoria do chefe do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

Na prática, o projeto prevê princípios, diretrizes e ações que deverão ser seguidos pelo Pode Público Municipal a fim de se estabelecer um plano de mobilidade que contemple, por exemplo, a valorização do ser humano; o desenvolvimento sustentável de Itapira, em suas dimensões socioeconômicas e ambientais; segurança, preservação da qualidade de vida do cidadão; racionalidade no uso do sistema viário; articulação com as políticas públicas municipais, sobretudo com as políticas de desenvolvimento urbano; gestão integrada dos sistemas viários, de modos e serviços de transporte urbano; manutenção e aprimoramento do sistema integrado de transporte público de passageiros; implantação de medidas para ampliar o uso da bicicleta nas viagens do cotidiano, com conforto e segurança para o ciclista e demais usuários da via; adoção de medidas de desestímulo do trânsito de passagem, sobretudo do tráfego de caminhões em áreas residenciais e próximas às escolas; regulação da oferta de vagas de estacionamento, como forma de reduzir a circulação de veículos de transporte individual privado, onde for necessário para a viabilidade de padrões sustentáveis de mobilidade; entre outras medidas.

A agilidade na aprovação do Plano de Mobilidade Urbana possibilitará ainda a busca por recursos federais destinados à estas melhorias, elevando a possibilidade do município ser contemplado.

Em mensagem enviada à Casa, o prefeito José Natalino Paganini enfatiza que quando uma cidade proporciona mobilidade à população, oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas. “Em outras palavras, ter mobilidade é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de estar, independente do veículo utilizado. Ter mobilidade urbana é pegar o ônibus com a garantia de que chegará ao local e no horário desejados. É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidades aos deficientes físicos e visuais. E, até mesmo utilizar o automóvel particular quando lhe convir e não ficar preso nos engarrafamentos”.

O conceito de MOBILIDADE URBANA sustenta que as políticas públicas de transporte, trânsito e de uso e ocupação do solo devem ser elaboradas de maneira conjunta e harmoniosa. Dessa forma, parece possível que urbanistas, técnicos em transportes, em trânsito e legisladores, apliquem o conceito na administração pública, de modo a diminuir o número de deslocamentos, proporcionando ao munícipe o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Por último, a mobilidade urbana não pode prescindir de uma política que desestimule o uso de veículos particulares e a que qualifique cada vez mais o transporte coletivo o que passa, obviamente, pela ampliação do sistema, pelo conforto e renovação permanente das frotas.

A elaboração do Plano de Mobilidade Urbana aconteceu através de audiência pública realizada no dia 18 de março. No site oficial da Prefeitura foi criado um espaço onde o “esboço” ficou disponibilizado entre os dias 23 e 30 de março, aberto às sugestões, ou inclusão de artigos.