Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Câmara aprova programa de apoio psicológico às famílias de dependentes químicos - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova programa de apoio psicológico às famílias de dependentes químicos
10/04/2013

A Câmara Municipal de Itapira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 30/2013, de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori, que dispõe sobre a implantação do Programa de Humanização Permanente de Apoio Psicológico aos genitores de pessoas portadoras de dependências químicas, no âmbito hospitalar da Rede Municipal de Saúde.

O Programa contará com profissionais das áreas de psicologia e assistência social contemplados no quadro funcional da Prefeitura Municipal de Itapira.

Constatada a condição de dependente químico, por álcool, maconha, crack, cocaína e outras substâncias congêneres dentro do âmbito familiar, caberá ao psicólogo avaliar  os genitores do(s) indivíduo(s) dependentes químicos e, se for o caso, encaminhá-los ao Centro de Saúde mais próximo de sua residência para tratamento com o psicólogo e acompanhamento da assistente social junto à respectiva família.

Ainda de acordo com a lei, a equipe técnica deverá ser composta por 1 (um) psicólogo; 1 (um) assistente social; e 1 (um) médico psiquiátrico.

“Na grande maioria dos casos, quem mais sofre com a situação são os familiares, muitas vezes desprovidos de estrutura para lidar com este tipo de problema que aflige cada vez mais as famílias brasileiras. Este projeto tem como principal objetivo auxiliar quem convive com a problemática da dependência química no âmbito familiar”, destacou o autor do projeto.