Itapira-SP, Quinta-feira, 20/06/2019

Câmara aprova projeto que institui Dia de Conscientização ao Tratamento da Fibromialgia - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
26/04/2019

A Câmara Municipal de Itapira aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 19/2019, de autoria da Professora Marisol (PSD), que institui o Dia de Conscientização quanto ao tratamento da Fibromialgia no âmbito do município de Itapira, a ser comemorado sempre no dia 12 de maio de cada ano.

O “Dia da Conscientização quanto ao Tratamento da Fibromialgia” tem como finalidade garantir à população mais informações quanto aos sintomas e possíveis tratamentos no combate a essa doença.

A Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e até ansiedade. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.