Itapira-SP, Quinta-feira, 23/05/2019

Câmara aprova projeto que institui Semana de Conscientização do Autismo - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova projeto que institui Semana de Conscientização do Autismo
25/04/2019

A Câmara Municipal de Itapira aprovou por unanimidade em primeira e segunda votação, o projeto de lei nº 24/2019, de autoria do vereador Maurício Cassimiro de Lima (PSDB), que institui a Semana de conscientização do autismo, no âmbito do município de Itapira e dá outras providências.

De acordo com o Projeto, fica instituída a Semana de Conscientização do Autismo no município, que deverá ocorrer na primeira semana de abril. No período, poderão ser desenvolvidas, em todo território municipal, palestras, debates, seminários, bem como a realização de atividades sistematizadas em subprogramas dirigidas às unidades de saúde conveniadas pelo Sistema Único de Saúde–SUS, entre outros eventos e atividades, com vistas a conscientizar a população.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), o autismo, é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças com autismo alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem.

O autismo é altamente hereditário, mas a causa inclui tanto fatores ambientais quanto predisposição genética. O autismo afeta o processamento de informações no cérebro, alterando a forma como as células nervosas e suas sinapses se conectam e se organizam; como isso ocorre ainda não é bem compreendido. Intervenções precoces em deficiências comportamentais, cognitivas ou da fala podem ajudar as crianças com autismo a ganhar autonomia e habilidades sociais e de comunicação. Embora não exista nenhuma cura conhecida, há relatos de casos de crianças que se recuperaram. Poucas crianças com autismo vivem de forma independente depois de atingir a idade adulta, embora algumas tenham sucesso.

Desde 2010, a taxa de autismo é estimada em cerca de 1–2 a cada 1.000 pessoas em todo o mundo, ocorrendo 4–5 vezes mais em meninos do que meninas. No Brasil, ainda não há número precisos, muito menos oficiais a respeito de epidemiologia dos casos de autismo. O único estudo brasileiro sobre epidemiologia de autismo, foi feito em 2011, um estudo-piloto ainda numa amostragem pequena, apenas 20 mil pessoas, num bairro da cidade de Atibaia (SP), resultando em 1 caso a cada 367 crianças. Em 5 de novembro de 2018, a Spectrum News lançou um mapa-múndi online, em inglês, com todos os estudos científicos publicados de prevalência de autismo mundo afora.