Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Câmara aprova “SAMU na Escola” - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova “SAMU na Escola”
04/07/2013

\

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão da última terça-feira, o requerimento nº 135/2013, de autoria do presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), para que as Secretárias de Educação Flávia Rossi e de Saúde Rosa Ângela Iamarino, sejam oficiadas com o objetivo de promoverem estudos quanto a implantação do projeto "Samu na Escola\" na rede municipal de ensino. A exemplo de outras cidades, o projeto prevê desenvolvimento de atividades educacionais voltadas a crianças, adolescentes, comunidade e profissionais através dos projetos SAMU na Escola, Samu na Comunidade e Aprendendo a Socorrer. Com as atividades destas três iniciativas, o SAMU está diminuindo os trotes para o 192, aumentando o número de multiplicadores para a prevenção de acidentes e diminuindo o índice de morbidade/mortalidade por causas externas.

O projeto “Samu na Escola” é desenvolvido desde 2004 em parceria com a secretaria de educação dos municípios. A metodologia, desenvolvida pelos professores em sala de aula, utiliza recurso audiovisual, desenho, teatro e formas variadas de expressão para despertar o interesse das crianças e jovens. Os profissionais do SAMU também participam desenvolvendo oficinas onde trabalham a importância de não efetuar trote ao 192, como evitar acidentes e cuidados básicos com ferimentos. A oficina termina com a visita das crianças à ambulância do SAMU.

Para o vereador Carlinhos Sartori, autor da propositura, é importante que jovens e crianças conheçam o funcionamento do Samu para que se evite o trote e as unidades passem a atender ocorrências de necessidade real de socorro.

Atualmente a cada 10 mil ligações recebidas por mês, somente 3.000, pouco mais de 30%, são de ocorrências reais. O restante são trotes ou pedidos de informações como, por exemplo, programação de cinema ou como funciona o sistema.