Itapira-SP, Quinta-feira, 20/09/2018

Câmara aprova subvenção econômica à empresa Kronos em Eleutério - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova subvenção econômica à empresa Kronos em Eleutério
11/07/2018

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 10, o Projeto de Lei Complementar nº 13/2018, de autoria do prefeito José Natalino Paganini, que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção econômica, sob forma de ressarcimento de despesas com o IPTU, à empresa KRONOS S.A.

O incentivo será feito através do ressarcimento das despesas pagas relacionadas com o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano do imóvel localizado à Rua 9 de Julho, 79, Bairro Eleutério. Além do incentivo mencionado acima, fica autorizado o município conceder isenção da taxa de alvará e funcionamento; isenção da taxa de localização em horário normal e especial, pelo período de 5 anos, após sua instalação e redução de até 50% no valor dessa taxa nos 5 anos subsequentes; assessoramento à empresa no que refere aos contatos com os órgãos públicos, visando viabilizar e agilizar a implantação ou ampliação da sua unidade no município.

De acordo com o projeto, em contrapartida, a empresa beneficiária se compromete a funcionar em Itapira até 2022, mantendo faturamento médio/ano de no mínimo R$ 10.000.000,00 ao ano; manter número médio/ano de 30 postos individuais de trabalho; ambos poderão oscilar em até 10%, desde que haja apresentação de justificativas prévias, a serem avaliadas pela Secretaria Municipal de Fazenda.

A Lei ainda prevê um prazo de seis meses para o início das atividades econômicas, contados da data da aprovação de Lei.

Visita

Na tarde desta terça-feira, seis dos dez vereadores que compõe a 17ª Legislatura, deslocaram-se até o bairro de Eleutério para conhecer a empresa Kronos, que iniciou suas instalações no antigo prédio da Fiação Moisés. No local, acompanhados do diretor administrativo e de operações Rogério Fernando Lopes e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Sérgio Augusto Lopes Pinheiro, conheceram as melhorias já promovidas pela empresa nos galpões, bem como acompanharam parte das instalações do conjunto de máquinas para fabricação de embalagens plásticas, como garrafas pet, entre outras dezenas de embalagens plásticas.

De acordo com Lopes, a previsão inicial é gerar aproximadamente 75 empregos diretos, divididos nos três turnos. Além disso, a empresa movimentará empresas de transportes, alimentação e combustíveis indiretamente.

“Com exceção há alguns cargos de encarregados, daremos prioridade para os moradores de Eleutério”, garantiu.

O presidente da Câmara, vereador Maurício Cassimiro de Lima, também destacou a importância da vinda da empresa Kronos para o município. “Itapira está muito bem localizada para o nicho de mercado que atua a empresa Kronos, inclusive, este foi um dos fatores preponderantes, já que a empresa mantém contrato de fornecimento com empresas do Circuito das Águas. Além disso, se levarmos em conta que a subvenção é de cerca de R$ 12 mil por ano, um valor consideravelmente pequeno perto dos benefícios que vão desde a geração de postos de trabalho, bem como arrecadação de impostos e ICMS”, completou.