Itapira-SP, Quarta-feira, 14/11/2018

Câmara aprova títulos de cidadão itapirense - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara aprova títulos de cidadão itapirense
03/03/2016

Espiritualistas serão homenageados em sessão solene

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por aclamação durante a realização da 4ª sessão ordinária de 2016, realizada na terça-feira, dia 01º de março, dois títulos de cidadão itapirense com personalidades ligadas à doutrina espírita, Sr. André Luís Chiarini Villar e Sr. Arnaldo Carvalhais da Silveira Costeira, pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à população itapirense.

André Luís Chiarini Villar é natural de Campinas e atualmente é vice presidente do Centro Espírita Perdão Amor e Caridade e líder da Mocidade Espírita Cristã Chico Xavier. Juntamente com seu pai, Sérgio Villar, fundaram a TV Web A Caminho da Luz, onde transmitem palestras e ensinamentos da doutrina espírita para todo o Brasil além de diversos países como Portugal. Desde os 17 anos, André Luís tem ministrado palestras em vários estados do país e também na Europa.

Aliás, é justamente da Europa que vem o segundo homenageado pelo Legislativo Municipal. Arnaldo Carvalhais da Silveira Costeira é nascido na freguesia da Sé do Conselho de Lamego e distrito de Viseu em Portugal. Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, exerceu os cargos inspetor, professor e comandante de regimento. Comandou a Companhia Operacional do Regimento de Infantaria 14. Em sua folha de serviços prestados à nação portuguesa, possui 18 condecorações, sendo 11 de Oficial general e dois em Combate. Possui as Medalhas das Campanhas Angola (1967), Guiné (1970/72) e Angola (1974/75), entre outras.

Aderiu ao Movimento Espírita Português em 1976, tendo participado da fundação da Associação Social Cultural Espiritualista de Viseu. Participou da fundação do Jornal Espírita e presidiu a Federação Espírita Portuguesa. Órgão que congrega mais 60 instituições. Foi ainda diretor do Departamento de História do Conselho Espírita Internacional, região Europa, e atualmente presidente a TV Espírita, um canal na web. Proferiu centenas de palestras e presidiu cinco Congressos Nacionais de Espiritismo realizados em Portugal. É autor de várias publicações, entre elas: Eu Capitão de Abril me confesso (1999); Curso Básico de Espiritismo (2005); Vidas na Encruzilha (romance 2005); Vem Comigo (2010); Labirintos do Ódio, da Traição e da Dor (2011); Pensamento Poder Mental e Mediunidade (2012) e mais recentemente Fernando Pessoa, No Vulcão dos Preconceitos (2013).

A cerimônia para entrga dos título acontecerá no dia 30 de maio, no Clube da Saudade de Itapira, durante a sessão solene para entrega do Diploma "Chico Xavier, Um Homem Chamado Amor", dentro das comemorações do Mês Espírita de Itapira.