Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Câmara autoriza Executivo ceder área para a ASPI e Igreja Fonte das Missões - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara autoriza Executivo ceder área para a ASPI e Igreja Fonte das Missões
18/11/2015

Projetos atendem entreposto de piscicultura e horta comunitária

A Câmara de vereadores de Itapira aprovou por unanimidade durante a 40ª sessão ordinária de 2015, realizada no dia 17/11, dois projetos de lei de autoria do prefeito José Natalino Paganini (PSDB), que autorizam o Poder Executivo a ceder, através de comodato, duas áreas pertencentes à municipalidade. A primeira delas, localizada no distrito de Barão Ataliba Nogueira e contendo 2.974,90 m², será cedida para a Associação dos Piscicultores de Itapira (ASPI), para a implantação de um entreposto de piscicultura. Para a construção deste entreposto, uma espécie de frigorífico para peixes, está previsto um galpão frigorífico; um galpão administrativo; túnel de congelamento; câmara fria e fábrica de gelo. Além disso, será construído poço artesiano; estação de tratamento de efluentes e aeradores.

A ASPI conta atualmente com 21 associados, com produção anual de peixe gordo de 356.184 kg e uma produção anual de 6.500 milheiros de alevinos. Projeta-se no decorrer de dois anos, contar com um número aproximado de 38 associados, uma produção anual de 600.000 kg de peixes gordos e 12.000 milheiros de alevinos.

De acordo com o Projeto de Lei, a cessão foi aprovada pelo COMDEC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico), com parecer favorável, pois beneficiará nosso município de inúmeras formas. O prazo do comodato é de 30 anos. Em mensagem enviada aos vereadores, o Prefeito destaca os benefícios do projeto. “Geração de empregos, assim como a disponibilização de alimento processado da aquicultura”.

O segundo projeto aprovado na sessão, autoriza a cessão de imóvel em comodato, pelo prazo de 20 anos, à Igreja Evangélica Pentecostal Fonte de Missões. Trata-se de uma área institucional contendo 4.309,08 m², localizada no bairro José Tonolli, cujo objetivo principal será a implantação de uma Horta comunitária. Sob o comando da Igreja Fonte de Missões, toda a produção de hortaliças e legumes conseguida com o projeto social, será revertida para a comunidade do bairro, beneficiando uma grande parcela carente da população.

Integrantes da Igreja Fonte de Missões estiveram acompanhando a sessão e a aprovação da Horta Comunitária