Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Câmara concede título de cidadania ao Sr. José Mango - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara concede título de cidadania ao Sr. José Mango
10/07/2013

\

A Câmara de Vereadores de Itapira outorgou na manhã de terça-feira, 9 de Julho, o título de cidadania itapirense ao soldado veterano da Revolução Constitucionalista de 1932, o Sr. José Mango. A sessão solene foi realizada na sede do Poder Legislativo, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas entre público e autoridades.

\

Mango recebeu a honraria pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à coletividade itapirense e paulista. Trata-se da última testemunha viva da “Batalha do Graví”, confronto entre as tropas federalistas e constituintes em solo itapirense, batalha esta que praticamente definiria os rumos da revolução.

Para que o homenageado recebesse o título, os vereadores aprovaram por unanimidade o decreto nº 251/2013, que concedia a honraria, de autoria de todos os senhores vereadores.

\

Na oportunidade, o presidente da Casa, vereador Carlos Alberto Sartori, lembrou à todos da importância da data, e da possibilidade de prestar uma homenagem a Mango ainda em vida.

“Quando a História do Brasil é examinada com atenção, descobre-se que em todos os momentos históricos existiram homens e mulheres que saíram da rotina da vida que levavam e despertaram para algo maior, agindo para o bem da coletividade e do país onde viviam.

E o Sr. José Mango representa bem isso, pois abdicou de uma vida tranquila em uma cidade até então pacata, para emcampar uma luta pelo bem da maioria”, destacou o presidente.

\

E completou: “Os bravos paulistas de 1932 fizeram a sua parte pelo Brasil. Cada um que lutou, seja nas trincheiras ou nas ações de planejamento estratégico e logística militar, foram heróis, pelas suas ações de idealismo, de coragem e de luta por um Brasil melhor. Muitos foram os heróis, mas na impossibilidade de se homenagear a todos, em nome de todos eles, homenageamos o Sr. José Mango”, finalizou.

\

O prefeito José Natalino Paganini e os vereadores Maurício Cassimiro de Lima e Rafael Donizete Lopes também fizeram uso da palavra na ocasião. Cada qual à sua maneira, parabenizaram o homenageado do dia, aos seus familiares presentes na oportunidade, destacando este importante episódio da história de Itapira, de São Paulo e do Brasil.