Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Câmara congratula com Ascorsi pelos quatro anos de Coleta Seletiva - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara congratula com Ascorsi pelos quatro anos de Coleta Seletiva
15/04/2015

A Câmara de Veeradores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira, dia 14, o requerimento 57/2015, de autoria dos vereadores Marcos Paulo da Silva (PRB) e Rafael Donizete Lopes (PROS), um voto de Congratulação com a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi), pelas comemorações dos quatro anos de implantação do Projeto Coleta Seletiva Solidária em nosso município, transcorrido na última sexta-feira, dia 10 de abril.

O projeto Coleta Seletiva Solidária de Itapira teve início em abril de 2011, através de um projeto encaminhado ao executivo pela Rede Social Itapira e que culminou na lei 4752/10 que autorizou convênio entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira, o qual vem sendo renovado anualmente. Em 2012, o projeto foi contemplado, em seleção pública, com o patrocínio da Petrobrás, o que tem contribuído com a melhora da infraestrutura da associação e com a sensibilização da comunidade, incluindo um projeto de educação ambiental que contemplará todas as escolas do município. Em 4 anos de atividades, a associação que contava com a participação de apenas 10 catadores associados passou a ter 50 associados e a coleta porta-a-porta que iniciou abrangendo 16% do município, hoje atende a 100% da área urbana principal e três bairros rurais. Até hoje, cerca de 207 famílias foram beneficiadas como mostram os números a seguir: 3.520 atendimentos de Serviço Social; 2.510 toneladas de recicláveis coletados; 1.976 toneladas de materiais comercializados; 36.446 m³ de economia no aterro sanitário municipal; mais de 560 palestras proferidas e 87 estabelecimentos parceiros.

Vale destacar a importância deste trabalho - uma vez que gera emprego e renda para dezenas de famílias itapirenses, bem como é essencial pela manutenção da sustentabilidade ambiental do município, trazendo ainda benefícios de ordem social, econômica e educacional aos seus associados.