Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Câmara congratula com jornalista e servidores do setor de Odontologia - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara congratula com jornalista e servidores do setor de Odontologia
03/12/2015

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade durante a 42ª sessão ordinária de 2015, dois requerimentos de congratulação. O primeiro, de autoria do vereador Carlos Aparecido Jamarino (PSC), congratula com o funcionário público, jornalista, palestrante e agora também escritor Glauco Antônio Lauri, pelo recente lançamento de sua autobiografia, o livro "Enxergando com o Coração".

Lauri, que perdeu a visão aos 29 anos de idade em decorrência do diabetes, encontrou forças na família, nos amigos, no trabalho, nos esportes e nas orações para recomeçar e reconstruir seus sonhos.  A noite de lançamento e autógrafos teve efeito no dia 19 de novembro no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI), onde Glauco recebeu familiares, amigos e amantes da boa literatura. O livro retrata, segundo o próprio autor, suas experiências vividas após a perda da visão em 1996. Desde então, Glauco tem ministrado palestras motivacionais em entidades assistênciais e estabelecimentos de ensino do município. Foram mais de 240 palestras desde 2010, que resultaram em uma enorme fonte de conhecimento e convivência, conteúdo este da recente publicação. A obra começou a ser escrita em 2012 e já no próximo ano deve ganhar uma versão em braile e audiobook para os deficientes visuais. Além do autor, o professor de educação física Luiz Francisco Soriani e a terapeuta ocupacional Ana Alice Camargo Munhoz assinam os prefácios do livro.

Na noite desta terça-feira, 01, o homenageado esteve pessoalmente na Câmara, onde recebeu a homenagem do Legislativo.

O segundo requerimento, de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), um voto de congratulação com a Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do diretor Paulo Marcos Zelante, pelos 30 anos do Serviço Municipal de Odontologia comemorado no mês de novembro. Uma homenagem foi feita pela Secretaria Municipal de Saúde àqueles que tiveram sua parcela de contribuição ao longo destas três décadas de serviços prestados, entre eles, o ex prefeito David Moro Filho, que implantou em 1985 o embrião do atendimento hoje oferecido à população.

Além do atendimento individualizado, a Divisão de Odontologia deu também especial atenção para a atualização dos profissionais, realizando no município vários cursos obtidos junto à Unicamp, todos ministrados por mestres e doutores. Hoje são 20 cadeiras em operação em 13 postos de saúde e 44 servidores que prestam atendimento. Para realizar este conjunto de ações, o município investiu em infraestrutura, inaugurando o consultório odontológico da Vila Figueiredo, reformando o consultório da USB Flávio Zacchi, e instalando móveis planejados nos consultórios odontológicos das UBS Pé no Chão, Braz Cavenaghi e Prados. Foram instalados ainda mais três aparelhos de Raio-X odontológico, inclusive no consultório da UBS de Barão Ataliba Nogueira. De acordo com dados estatísticos da própria rede, desde 2013, foram registrados mais de 200 mil procedimentos odontológicos gratuitos.