Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Câmara e SinSaúde definem data do Diploma Anna Nery - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara e SinSaúde definem data do Diploma Anna Nery
02/02/2017

Honraria é entregue aos profissionais da Saúde

O Presidente da Câmara, vereador Maurício Cassimiro de Lima (PSDB), e representantes do Sindicato da Saúde de Campinas e Região (Sinsaúde), decidiram em conjunto nesta quinta-feira, 02, a data da entrega do Diploma Anna Nery, solenidade oficial realizada anualmente pela Câmara Municipal.

Em reunião realizada na sede do Legislativo, os primeiros detalhes do evento foram definidos junto do presidente do Sindicato, Ademir Aparecido Nani. Também participaram da reunião o diretor Ed Marcelo e a diretora fiscal Tina Rodrigues. A princípio, a entrega do diploma Anna Nery, realizada em parceria com a entidade de classe, ocorrerá no dia 26 de maio, às 19h00, nas dependências da Câmara Municipal e nos mesmos moldes dos anos anteriores.

Segundo o presidente, o objetivo foi definir já no começo do ano todo o cronograma da solenidade para que a mesma seja cumprida de maneira organizada. “Este ano em especial, vamos adotar algumas medidas que deem mais dinamismo à sessão, sem perder de vista a grandeza desta homenagem aos profissionais da saúde que se destacaram no exercício de suas funções em 2016”, destacou Maurício.

A partir de agora, terá início nos estabelecimentos da Saúde em nossa cidade o processo de escolha dos homenageados, que são escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. Após a escolha, os nomes são enviados à Câmara, e apresentados em forma de Decreto Legislativo para a votação dos vereadores.

O diploma Anna Nery foi instituído em Itapira pelo Decreto Legislativo 178, de maio de 2003. O objetivo é reconhecer os méritos dos profissionais da Saúde que desempenharam de forma destacada suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração.

A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Nery, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito foi homenageada de diversas formas em todo o país.