Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Câmara e Sinsaúde definem data para solenidade - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara e Sinsaúde definem data para solenidade
03/02/2011

Entrega do Diploma Anna Nery será em Maio; evento será abrigada na Câmara

O Presidente da Câmara Manoel Marques (PV), e o Presidente do Sinsaúde (Sindicato de Saúde de Campinas e Região) - Subsede Itapira, Ademir Aparecido Nani, se reuniram na manhã de terça-feira, 01, na sede do Legislativo, para definirem a data da solenidade de entrega do diploma Anna Nery. Diretora do Conselho Fiscal da entidade, Vicentina Natalina Rodrigues, também esteve presente no encontro.

O evento, que homenageia os profissionais da área da saúde, ficou marcado para 26 e maio. A principal mudança é que este ano a entrega das honrarias ocorrerá no plenário da Câmara e não em outras localidades a exemplo de 2010. Do contrário, todo protocolo será mantido.

“Este evento já foi realizado antigamente na Câmara, e este ano vamos retornar ao plenário da Casa. Tivemos esta reunião para definirmos, principalmente a data. Outros detalhes serão discutidos futuramente, mais perto do acontecimento da sessão solene”, afirmou Marques.

O diploma Anna Nery é entregue aos profissionais da área de Saúde, de diversas instituições de Itapira. Os homenageados são escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. Segundo o Presidente do Sinsaúde, esse processo já vem ocorrendo. “O evento deste ano ocorrerá nos mesmos moldes dos anteriores. Por enquanto, estamos em processo de votação daqueles que receberão o Anna Nery”, informou.

Após a escolha, os nomes são enviados à Câmara, e apresentados em forma de Decreto Legislativo para a votação dos vereadores. O diploma Anna Nery foi instituído em Itapira pelo Decreto Legislativo 178, de maio de 2003. O objetivo é reconhecer os méritos dos profissionais da Saúde que desempenharam de forma destacada suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração.

A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele Estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito foi homenageada de diversas formas em todo o país.