Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Câmara e Sinsaúde definem data para solenidade - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara e Sinsaúde definem data para solenidade
02/03/2012

Entrega do Diploma Anna Nery será em Maio e abrigado na sede do Legislativo

O Presidente da Câmara Manoel Marques (PV), e o Presidente do Sinsaúde (Sindicato de Saúde de Campinas e Região) - Subsede Itapira, Ademir Aparecido Nani, se reuniram na manhã de terça-feira, 28, na sede do Legislativo, para definirem a data da solenidade de entrega do diploma Anna Nery. A diretora da entidade, Roseli Aparecida Garcia, também esteve presente.

O evento, que homenageia os profissionais da área da saúde, ficou marcado para 30 de maio, às 19h30 e ocorre na sede do Legislativo, nos mesmos moldes do ano passado. Segundo Marques o objetivo foi definir já no começo do ano essa data para que todo o cronograma seja cumprido de maneira organizada, ou seja, com tempo para que a equipe da Câmara, junto dos parceiros organizadores, possa definir toda a estrutura das solenidades.

“Agora o pessoal do Sinsaúde irá manter contato com os funcionários da Câmara para fechar outros detalhes. Vale frisar que a realização deste evento é determinado por lei, e cumprimos com maior prazer esta obrigação”, explicou

O diploma Anna Nery é entregue aos profissionais da área de Saúde, de diversas instituições de Itapira. Os homenageados são escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. Segundo o Sinsaúde esse processo irá ocorrer em abril.

Após a escolha, os nomes são enviados à Câmara, e apresentados em forma de Decreto Legislativo para a votação dos vereadores. O diploma Anna Nery foi instituído em Itapira pelo Decreto Legislativo 178, de maio de 2003. O objetivo é reconhecer os méritos dos profissionais da Saúde que desempenharam de forma destacada suas funções nas áreas de Enfermagem, Apoio e Administração.

A homenagem leva o nome da pioneira da enfermagem no Brasil, a baiana Anna Néry, que após perder seu marido e ter seus filhos convocados para a Guerra do Paraguai (1864) solicitou ao governo daquele Estado acompanhá-los. Foi deferido o pedido enviando-a junto com o 10º batalhão de voluntários como enfermeira. Durante toda a campanha ela prestou serviços ininterruptos em hospitais e acampamentos. Após o feito foi homenageada de diversas formas em todo o país.