Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Câmara fará sessão comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara fará sessão comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante
20/10/2017

A Câmara de Vereadores de Itapira realiza no próximo dia 31 de outubro, uma sessão solene comemorativa aos 500 anos da Reforma Protestante, como forma de homenagear os reformadores Martinho Lutero e João Calvino. O evento está marcado para acontecer a partir das 19h30 e será realizado em parceria com a Igreja Presbiteriana Central de Itapira no dia que, através da Lei 4.639, de 13 de setembro de 2010, foi instituído no âmbito do município o "Dia Municipal da Reforma Protestante".

Foto Arquivo: Em 2014, Câmara comemorou os 140 anos da Igreja Presbiteriana Central em Itapira

Reforma Protestante

Em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero iniciou o cisma que abalaria para sempre a Igreja Católica, até então um monopólio de fé no Ocidente. A narrativa que entrou para história: o monge pregou na porta do castelo que abrigava a Igreja de Todos os Santos, em Wittenberg, na Alemanha, o documento conhecido como “95 teses”. As críticas à conduta da Igreja Católica provocaram um racha no mundo cristão, que passaria a ter vários ramos protestantes (de quem protestou contra o Vaticano), até chegar aos neopentecostais de hoje. As mais célebres questionam a compra de indulgências, quando alguém muito rico poderia comprar o seu perdão e reservar um espaço no céu. Também tecia críticas ao fato da igreja utilizar recursos da sofrida população de fieis, e não utilizar recursos próprios.

Contrarreforma

Para conter os avanços do Protestantismo, a Igreja Católica promoveu um movimento de Contrarreforma. O momento mais importante foi o Concílio de Trento, que criou regras para a igreja Romana. Era hora de rever práticas da própria Igreja que eram condenadas por muitos fiéis. A partir do Concílio, os cultos deixaram de ser realizados em latim e passaram a ser realizados nem língua nacional, visando a ampla divulgação do Catecismo Romano. Para elevar o nível moral dos padres, surgiram os primeiros seminários responsáveis pela educação religiosa. O celibato, ao contrário de ter sido relaxado, foi veementemente reafirmado. A livre interpretação dos textos sagrados foi rejeitada e a devoção de imagens, à figura de Maria e aos santos foi reforçada. A igreja também estimulou ordens religiosas, como jesuítas e capucchinos a fundar missões na América.

Os 500 anos da Reforma Protestante estão sendo comemorados em todo o mundo, mas em especial na Alemanha, com eventos e exposições concentradas em Berlin, Wittenberg e Eisleben – cidade onde Lutero nasceu em 1483, ano da inauguração da suntuosa Capela Sistina.