Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Câmara faz homenagem a ex-presidente na próxima sexta - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara faz homenagem a ex-presidente na próxima sexta
18/09/2013

Antônio Celidônio Ruette receberá título de cidadania itapirense

A Câmara de Vereadores de Itapira, realiza na sexta-feira da próxima semana, dia 27 de setembro, sessão solene para outorga do título de cidadania itapirense ao empresário e ex-presidente da Câmara Municipal de Itapira, o Sr. Antônio Celidônio Ruette. A solenidade será realizada na sede do Poder Legislativo, a partir das 20h00.

\

Ruette receberá a honraria pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à coletividade itapirense. A homenagem acontece de acordo com Decreto Legislativo nº 185, de autoria da bancada da situação, aprovado em 30 de novembro de 2004. Logo após a cerimônia, a Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”, irá abrigar uma exposição com as obras da escritora e artista plástica Maria de Lourdes Ribeiro Porto Ruette, a saudosa Dona Deca, esposa do Sr. Antônio, mulher de fibra e influente em nossa sociedade, que inclusive foi por muitos anos diretora da Escola Estadual “Elvira Santos de Oliveira”, o ESO.

“É uma homenagem que pretende tocar fundo no coração de todas as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com Dª Deca. Nosso objetivo é promover um evento que faça jus a estas duas importantes personalidades que ao seu tempo tiveram influência bastante positiva na vida política e social de nossa cidade”, lembrou o presidente Carlinhos Sartori, que inclusive foi aluno da homenageada.

\

Afastado de Itapira há 34 anos, Antônio Celidônio Ruette disse estar imensamente feliz pela ocasião. “Eu estou realmente lisonjeado com a acolhida que tive neste meu breve regresso à cidade. Pude relembrar momentos agradáveis que vivi não somente na política, mas na vida social desta querida cidade como um todo”, concluiu.

Conheça o homenageado

Antônio Celidônio Ruette é natural da cidade de Araras (SP), filho dos saudosos Prof. Antônio Ruette e de Dª Júlia Ruete, escritora e artista plástica.

Formou-se em Letras Clássicas e Orientação Educacional pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Campinas e em Direito pela Faculdade de Bragança Paulista. Lecionou em Jaboticabal, Pitangueiras e Viradouro. Foi diretor de escolas estaduais e supervisor de ensino junto á Divisão regional de Ensino de Campinas, atuando em várias cidades da região, principalmente Mogi Mirim e Itapira.

Aquiescendo ao convite de Dª Carmen Ruete de Oliveira, sua irmã, viúva do ilustre Com. Virgolino de Oliveira, assumiu a Superintendência da Usina Nossa Senhora Aparecida, tendo exercido esta função por vários anos. Exerceu com grande eficiência e probidade a presidência do Rotary Club de Itapira, do Clube XV de Novembro, da Sociedade Esportiva Itapira que, em seu mandato, sagrou-se campeã do Futebol Amador do Estado de São Paulo.

Como homem público teve notável desempenho na Câmara de Vereadores de Itapira, tendo sido eleito por duas vezes, na 6ª legislatura (1969/1972) e na 8ª legislatura (1977/1983), sempre com a maior votação, inclusive, exercendo por três anos a presidência da Casa. Prestou valiosíssima colaboração às entidades assistenciais, principalmente Educandário Nossa Senhora Aparecida e Lar São José, tanto na reforma e ampliação do Educandário, como na instalação e funcionamento do Lar.

Transferiu sua residência para Catanduva (SP) para dirigir a Usina de açúcar dessa cidade. Atualmente, é proprietário das empresas Porto Ruette Agropecuária e Imobiliária Porto Ruette em Viradouro e da Agropecuária e Usina de Açúcar e Álcool de Paraíso (SP). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Albatroz, com as Medalhas ‘Euclides da Cunha” e do “Mérito Municipalista”. É cidadão honorário de Palmares Paulista, Viradouro, Ariranha e Paraíso.

Foi casado com Dª Maria de Lourdes Ribeiro Porto Ruette, professora, escritora e artista plástica, tendo exercido, como efetiva, o honroso cargo de Diretora da Escola Estadual “Elvira Santos de Oliveira”, o ESO, de onde advieram os filhos Antônio Ricardo, Regina Maria, Silvia Helena, Carmen Lúcia e Antônio Eduardo.