Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Câmara homenageia Banda Lira Itapirense na quinta - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara homenageia Banda Lira Itapirense na quinta
21/06/2013

\

Na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, a Câmara de Vereadores de Itapira realiza a quinta sessão solene de 2013, ocasião em que homenageia a Banda Lira Itapirense pela passagem do 104º aniversário de fundação. A solenidade acontece na sede do Poder Legislativo Municipal a partir das 19h30.

Vale frisar que a celebração a esse importante e histórico grupo musical de Itapira é estipulada pela Lei 4.430/2009, de autoria do atual presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), que instituiu o Dia Municipal da Banda Lira Itapirense em 10 de abril, data da fundação da corporação musical ocorrida em 1909.

Em meados de abril de 2013, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento, também de autoria do presidente da Casa, concedendo um Voto de Congratulação com a Banda Lira Itapirense pelo aniversário de 104 anos.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da corporação, Luis Fernando de Almeida e o maestro Maurício Perina, dois dos maiores responsáveis pelo atual sucesso do trabalho promovido pela Banda Lira no campo das artes e da música.

Breve histórico

\

A Banda Lira Itapirense, como já dito anteriormente, foi fundada em 10 de abril de 1909 e em 15 de julho de 1970 foi declarada Utilidade Pública pelo Decreto nº 44.

Desde sua a fundação, presta bons serviços à comunidade de Itapira e região, participando ativamente de eventos cívicos, culturais, religiosos, concertos didáticos e festas populares. Dentre suas inúmeras apresentações, consta em seu currículo concertos especiais como: Clássicos em Cena, Concerto com Kleiton & Kledir, "Cantos da Primavera\\" realizado no Centro de Convivência de Campinas e Concerto Especial de 100 anos com a participação de artistas da cidade.

Em 1999 foi implantada a Escola de Música, projeto que visa o desenvolvimento cultural e social de crianças e jovens a partir de 8 anos de idade e hoje atende cerca de 130 alunos gratuitamente em três núcleos distribuídos em diversas regiões da cidade, oferecendo cursos de formação de banda de música, banda marcial e fanfarra.

A Banda Lira conta atualmente com a parceira da Prefeitura Municipal de Itapira, que, através de um convênio com a Secretaria Municipal de Cultura dispõe recursos para a manutenção e desenvolvimento dos projetos.

Hoje, com mais de um século de atividades, a Banda Lira se constitui numa grande família de aproximadamente 130 integrantes entre alunos, músicos, professores e diretores. A Corporação tem como Regente e Diretor Artístico o Maestro Maurício Perina e como Presidente o Sr. Luis Fernando de Almeida, que com brilhantismo e competência vem dinamizando este trabalho.

Através dos projetos e parcerias, a Banda Lira vem expandindo sua atuação no município de Itapira, ofertando ao acesso a música para um número maior de pessoas, consolidando a cultura musical como um cartão postal do município, preservando ainda antigas tradições que a cercam.