Itapira-SP, Quarta-feira, 14/11/2018

Câmara homenageia cinco com Medalha “Carmen Ruete de Oliveira” - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara homenageia cinco com Medalha “Carmen Ruete de Oliveira”
22/04/2015

A Câmara de Vereadores de Itapira, em conjunto com a Associação Feminina Pró Cidadania, realizou na noite desta quinta-feira, dia 16, a segunda sessão solene de 2015, ocasião em que outorgou a Medalha “Carmen Ruete de Oliveira”, em reconhecimento às mulheres que se destacaram no exercício de suas funções durante o biênio 2014/2015.

Na ocasião, cinco mulheres foram homenageadas com a comenda: Deise Aparecida Cega Fernandes; Irmã Ivone Casa Nova; Sônia Regina Ferreira André; Vanda da Silveira Moraes Soriani e Vilma Scarpioni Delalana.

Além dos vereadores, estiveram presentes o prefeito municipal José Natalino Paganini, o presidente da ACEI José Aparecido da Silva e o Reverendo Luiz Fernando dos Santos, representando a Igreja Presbiteriana de Itapira. O presidente da Câmara, vereador Décio da Rocha Carvalho, fez uso da palavra e destacou a emancipação da mulher e a conquista a cada dia de novos espaços em nossa sociedade, bem como a presidente da Associação Feminina Pró Cidadania Cristina Helena Silva Gomes, que lembrou os anos de lutas a favor da igualdade.

“É indiscutível a importância da mulher em nossa sociedade. São admiráveis os esforços desprendidos por elas na busca por seu espaço, por respeito à sua existência proativa, por seus direitos civis, por sua atuação no mercado de trabalho, na família, na política e em outras esferas da sociedade. É igualmente inegável que a luta do gênero tem alcançado resultados expressivos”, destacou o presidente.

E completou: “Por fim, gostaria de lembrar que vocês recebem nesta noite, a Medalha de Honra ao Mérito com o nome de uma grande e benemérita mulher, Sra. Carmen Ruete de Oliveira, uma pessoa bondosa e trabalhadora, que tem contribuído em muito para o crescimento e desenvolvimento de nossa querida Itapira”.

A presidente da Associação Feminina Pró Cidadania Cristina Gomes falou do prazer de poder acompanhar mais uma vez a entrega da medalha Carmem Ruete de Oliveira, para essas mulheres, companheiras de luta, que não medem esforços para de um modo geral contribuir para uma sociedade mais justa e humana.

“O mundo não é movido por máquinas, mas sim por pessoas, ideias, metas e princípios. Princípios que nortearam essas mulheres, merecedoras de tal honraria que leva o nome de uma benemérita empresária que em toda sua vida não mediu esforços para ajudar a quem precisava”, destacou Cristina.

Já o prefeito José Natalino Paganini foi enfático ao dizer que um grande município se faz com mulheres fortes. Um Estado participativo se faz com mulheres participativas. E um país solidário, se faz com mulheres solidárias.

Esta soma de fortaleza, participação e solidariedade é o que vemos aqui, neste conjunto de mulheres representas. Estas mulheres puseram-se em marcha. Colocaram-se à frente da comunidade, agiram, atuaram. Exerceram, enfim, a cidadania em sua mais perfeita tradução e harmonia. Sejam elas o exemplo que todos nós precisamos no nosso cotidiano”, destacou.

Na ocasião, também fizeram uso da palavra os vereadores Marcos Paulo da Silva, Carlos Alberto Sartori, Maurício Cassimiro de Lima e Rafael Donizete Lopes. Uma das homenageadas da noite, Sra. Vanda Silveira, fez um agradecimento em nome de todas.