Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Câmara homenageia presidente do Sindicato da Saúde - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara homenageia presidente do Sindicato da Saúde
02/12/2013

Dr. Edison Laércio de Oliveira recebeu honraria

A Câmara de Vereadores de Itapira realizou na última sexta-feira, dia 29, sua décima primeira sessão solene de 2013, ocasião em que outorgou a honraria Tenente Coronel Francisco Lourenço Cintra ao presidente do Sindicato da Saúde de Campinas e Região e presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Edison Laércio de Oliveira, conforme o decreto nº 262 de 18 de Setembro de 2013. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara e reuniu cerca de 70 pessoas, entre convidados, autoridades e representantes dos órgãos da saúde.

Oliveira recebeu a honraria pelo destaque em sua área de atuação, e, pelos relevantes serviços prestados à coletividade itapirense.

A sessão solene foi prestigiada pelo prefeito José Natalino Paganini, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Sônia de Oliveira Marques Paganini, pela secretária municipal de Saúde Rosa Ângela Iamarino, além de representantes dos órgãos e entidades da saúde do município e região, como o Administrador Geral do SinSaúde Campinas Almir de Oliveira, o diretor da subsede Itapira, que representou o presidente Ademir Nani na ocasião, Ed Marcelo Praxes, o encarregado de recurso humanos da Clínica Cristália Jair Vidotto, a diretora da subsede de Mogi Guaçu Izilda Choqueta e o presidente da subsede de Espírito Santo do Pinhal, Paulo Gonçalves, além de outros.

A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara, Carlinhos Sartori, que saudou e agradeceu a presença de todos, e enfatizou a unanimidade do Dr. Edison, tendo sido o requerimento que outorgou a honraria acatado por aclamação. Sartori ainda destacou a importância da luta empenhada por Edison em prol da categoria. “Eu que já fui servidor público da Saúde, sei da imensa luta do Dr. Edison em defesa dos direitos destes trabalhadores”, destacou.

O vereador Maurício Cassimiro de Lima também fizeram uso da palavra, elencando as principais conquistas para o trabalhador nesta trajetória, como a redução da jornada de trabalho, a garantia de direitos como insalubridade e periculosidade, e, talvez, a mais importante delas, o projeto que acabou por criar a categoria e consequentemente os cursos de Auxiliar de Enfermagem, em substituição às antigas “atendentes”. Este projeto, denominado Educação na Saúde, beneficiou mais de 16 mil trabalhadores entre os anos de 1996 e 1998.

O prefeito considerou muito justa a homenagem, tendo em vista todos estes anos frente à vida sindical. “Um laço surge quando duas cordas de tensão se unem, sem perder sua individualidade, para criar uma união que agrega um terceiro elemento, onde cada uma delas mantêm sua razão de ser e faz parte para formar o conjunto. Assim fez Edison, defendendo os interesses dos trabalhadores junto ao Estado e ao empresariado, mas tendo como objetivo, em seu horizonte de projeto, o fortalecimento da saúde no Estado. Deu exemplo de trabalho, de desprendimento, de coragem e de lealdade à classe e apoio à população, o que se destacou à frente de um sindicato que serve de modelo para o Brasil”, disse Paganini.

Após a entrega da honraria, foi a vez do homenageado subir a tribuna para agradecer. “Esta honraria me dá mais responsabilidade para continuar fazendo o meu melhor pela saúde, pois temos muita luta pela frente, visto que o atual sistema não suporta mais. É preciso mudar”, disse Edison, citando o companheiro de batalha, Hortêncio Iamarino, que foi um dos fundadores da sede em Itapira, na época em que assumiu o SinsSúde.