Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

Câmara homenageia “Seo Chico”, o itapirense mais idoso - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara homenageia “Seo Chico”, o itapirense mais idoso
09/04/2014

Durante a realização da 10ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itapira, foi aprovado por unanimidade o requerimento nº 83/2014, de autoria do vereador Marcos Paulo da Silva (PRB), um voto de congratulação com o itapirense Francisco Ramos, o mais idoso do nosso município.

Seo Chico, como é conhecido, acaba de completar 104 anos, do qual 35 deles foram dedicados a lavoura da cana-de-açúcar. Aposentado pela Usina Nossa Senhora Aparecida, continua com seus afazeres, servindo de exemplo maior de uma geração que não tinha vergonha de ser trabalhadora.

Ramos nasceu no bairro rural da Itapirinha, sendo o filho mais velho de sete irmãos. Sempre primou pela boa memória. Lembra-se de tudo, de coisas do passado próximo e do remoto, e não guarda no coração o sentimento de arrependimento. Ainda faz pequenos serviços, capina o fundo de casa onde mora, e se os vizinhos precisarem de algo, está sempre solícito.

Ele conta que adora caminhar até o centro da cidade. Viu o município crescer, acompanhando fatos significativos para nossa história, como a batalha na Revolução Constitucionalista de 1932. Foi casado com a saudosa Ana Ramos, com quem teve quatro filhos. Adora comer torresmo e não mantém vícios como beber ou fumar.

Vereador Marcos Paulo da Silva, autor do requerimento