Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Câmara homenageia soldado veterano da Revolução Constitucionalista de 1932 - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara homenageia soldado veterano da Revolução Constitucionalista de 1932
04/07/2013

José Mango receberá título de cidadão itapirense

\

A Câmara de Vereadores de Itapira realiza na próxima terça-feira, feriado de 9 de Julho, uma sessão solene para outorga do título de cidadania itapirense ao soldado veterano da Revolução Constitucionalista de 1932, o Sr. José Mango. A solenidade será realizada na sede do Poder Legislativo, a partir das 11h00.

Mango receberá a honraria pelos inestimáveis e relevantes serviços prestados à coletividade itapirense e paulista. Trata-se da última testemunha viva da “Batalha do Graví”, confronto entre as tropas federalistas e constituintes em solo itapirense.

Para que o homenageado recebesse o título, os vereadores aprovaram por unanimidade o decreto que concediam a honraria, de autoria de todos os senhores vereadores.

Conheça o homenageado

\

Natural da cidade paulista de Altinópolis, José Mango se alistou como voluntário aos 19 anos. Na capital paulista, se uniu ao famoso Batalhão "9 de Julho", sendo enviado a Campinas, onde aguardou ordens de seguir para a batalha. Chegou a Mogi Mirim desarmado e sem nenhum treinamento, sendo enviado com urgência para a região do "Morro do Gravi", onde as tropas paulistas que recuaram de Eleutério cavaram trincheiras rasas. Ali, unindo-se ao 6º R.I. (Exército), Força Pública, e outros batalhões de voluntários, resistiu ainda por cerca de 72 horas à grande investida dos mais de 10 mil homens do exército federal. Mango e seus companheiros de luta, foram atacados pela esquerda (na região dos atuais bairros da Santa Fé, Santa Marta e Della Rocha) pelos batalhões provisórios que vinham da Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas e o famoso 14º batalhão do Rio Grande do Sul, comandado por Benjamin Vargas, irmão de Getúlio Vargas.

Após o término dos confrontos, quando retornaram a Campinas, no pátio do Colégio Culto a Ciência, de um batalhão de 490 homens, restaram apenas 112.