Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Câmara inicia consulta pública sobre Orçamento - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara inicia consulta pública sobre Orçamento
08/11/2012

Pesquisa já está no ar no site do legislativo

A Câmara Municipal iniciou na quinta-feira (08), uma nova consulta pública. O tema abordado é o orçamento do município para 2013, com base no projeto de lei 111/2012. A população já pode acessar a nova pesquisa por meio do site do Legislativo itapirense, www.camaraitapira.sp.gov.br. A consulta se encerra em 30 de novembro. A novidade é a apresentação dentre os documentos disponíveis para estudo na página, de um guia sobre o orçamento, cujo objetivo é explicar ao cidadão comum como funciona a peça orçamentária e suas funções.

Como no ano passado, novamente o cidadão poderá opinar de uma forma geral sobre o orçamento. Ele será apresentado, inicialmente, a uma série de explicações para poder compreender o tema. Depois terá uma lista de prioridades de serviços prestados pelo poder público e deverá elencar três prioridades que ele acha mais necessário para o bem-estar do município. Cópia do texto e anexos com valores divididos por áreas da administração também estão disponíveis para análise.

Posteriormente terá a oportunidade, em um campo livre, de opinar sobre qualquer tema ligado ao orçamento dando sugestões e opinião. Essa consulta funciona com os mesmos princípios básicos das outras. Ao clicar no link ‘Consulta Pública’ no site do legislativo, o usuário é apresentado inicialmente ao tema, se cadastra, ou, se já for cadastrado deve fazer o seu log in, e posteriormente, responder ao questionário sendo obrigado a apresentar justificativa balizando as opiniões dadas.

O projeto de lei 111/12, que estima a receita e fixa as despesas para o exercício financeiro do município em 2012, iniciou sua tramitação na Câmara a cerca de duas semanas. O orçamento se encontra nas comissões para análise dos vereadores. O valor estimado para a receita e fixado para despesas de Itapira no próximo ano é de R$196 milhões, quantia 7.1% maior se comparado com o orçamento de 2012, quando os números apontaram R$183 milhões.