Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Câmara realizou I Fórum de Combate a Violência Contra a Mulher - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara realizou I Fórum de Combate a Violência Contra a Mulher
23/11/2017

A Câmara de Vereadores de Itapira, através de sua Procuradoria Especial da Mulher, realizou na noite desta quarta-feira, 22, o I Fórum de Combate à Violência Contra a Mulher. Com a presença de diversas autoridades, entre elas a Promotora de Justiça Dra. Priscila Longarini Alves, cerca de 50 pessoas acompanharam o debate sobre políticas públicas voltadas aos direitos da mulher em nosso município. No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, vereador Maurício Cassimiro de Lima, em conformidade com a Resolução Nº 305, de 10 de novembro de 2017, que instituiu a Procuradoria Especial da Mulher no Âmbito da Câmara Municipal de Itapira, fez a designação dos membros, sendo a vereadora Professora Marisol nomeada Procuradora Especial, e os vereadores Carlinhos Sartori, Toninho Marangoni e Beth Manoel Procuradores Adjuntos.

Investida no cargo, a vereadora Professora Marisol deu início ao Fórum propriamente dito, fazendo uma explanação sobre os objetivos e as atividades que devem ser desenvolvidas pela Procuradoria Especial da Mulher.

Na sequência, foi a vez da promotora Dra. Priscila Longarini Alves discorrer sobre a Lei 11.340/06, popularmente conhecida como “Lei Maria da Penha”, e os diversos tipos de violência cometidos contra a mulher. Na ocasião apresentou alguns dados sobre a violência contra a mulher no Brasil, além de ter explanado sobre o papel do Ministério Público nesta situação, que pode ir desde o acolhimento da denúncia, passando pela sanção de medidas protetivas à vítima, até a instauração dos inquéritos.

Quem também fez o uso da palavra foi a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Fátima Regina Gonçalves, que trouxe um pouco sobre a realidade e as estatísticas em nosso município. Além disso, falou sobre sua experiência no dia-a-dia da Delegacia da Mulher de Itapira (DDM), exemplificando casos e situações corriqueiras ligadas ao tema.

A Presidente da Associação Feminina Pró Cidadania, Cristina Helena Silva Gomes, apresentou um rápido histórico de lutas e ações em defesa dos direitos das mulheres, incluindo situações como a criação do conselho municipal e a ativação da Delegacia da Mulher. Também solicitou maior apoio do poder público municipal. “É lamentável que em um fórum para se discutir políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres, não tenhamos nenhum representante do Poder Executivo. Com exceção da Secretaria de Promoção Social que nós dá todo respaldo necessário, entendo que as pastas de Educação e Saúde também deveriam participar desta discussão, afinal de contas, a orientação de futuros cidadãos passa pela educação, enquanto que o apoio às vítimas diz respeito à saúde”, criticou.

Por último, foi a vez da Presidente da Comissão da Mulher da OAB de Itapira, Dra. Maíra Calidone Recchia Bayod fazer uso da palavra. Em seu entendimento, o preconceito contra a mulher está enraizado em nossa cultura patriarcal, de modo que até hoje as mulheres ocupam menos cargos de chefia e direção na política, nos governos e até mesmo na iniciativa privada. “Esta é uma questão cultural que vem mudando muito lentamente. Nós mulheres somos criadas para cuidarmos da família, quando na verdade sabemos que as tarefas de casa e de cuidar dos filhos devem ser divididas pelo casal. Até bem pouco tempo atrás era inadmissível que a mulher tivesse uma profissão, e mesmo hoje, elas ganham menos para exercer na maioria das vezes as mesmas funções que os homens”, destacou.

Ao final das explanações, o microfone foi aberto para o debate de ideias. O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itapira, Jurgen Bochat, sugeriu levar para o conselho da entidade, a proposta de criar um espaço para o atendimento de mulheres vítimas de violência na Santa Casa, sugestão prontamente comemorada pelos presentes. A vereadora Professora Marisol também se prontificou a disponibilizar uma colaboradora para o atendimento da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal nas manhãs de quartas-feiras. E por último, o presidente da Casa, vereador Maurício, anunciou que estudará uma forma do site da Câmara disponibilizar um serviço on-line para denúncias de casos envolvendo violência contra a mulher.