Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Câmara recebe prestação de contas da Prefeitura - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara recebe prestação de contas da Prefeitura
25/02/2011

Foto: Zalberto

Equipe da Prefeitura explicou a evolução orçamentária do ano passado

Segundo relatório Executivo arrecadou mais do gastou no exercício de 2010

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu em audiência pública na tarde desta sexta-feira (25) a prestação de contas da Secretaria Municipal de Fazenda, referente ao 3º quadrimestre de 2010. Pelo que demonstrou os números, ao longo de todo exercício a municipalidade arrecadou mais do que gastou.

Como a audiência tratava dos quatro últimos meses do ano, a equipe técnica da Prefeitura, responsável pelas explanações, preparam a apresentação também em números gerais. O relatório entregue à Comissão aponta que o total da receita fiscal em 2010 foi de R$138.6 milhões, o que corresponde a 99.5% dos R$139.1 milhões previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Enquanto isso as despesas somaram R$125.4 milhões, número que representa 90,55% dos R$138.570 milhões da LDO. A audiência foi presidida pela vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT), presidente da Comissão de finanças e orçamento, e contou com a presença do vereador Luis Henrique Ferrarini (PV).

A prestação de contas ocorre em atendimento à lei federal 8.689, à emenda constitucional 29 e a Lei Orgânica do Município de Itapira. Novamente a presença de público foi diminuta. As explanações ficaram por parte do Secretário Municipal da Fazenda, Hélio Citrângulo, além do técnico orçamentário Fabiano Rama.

Os números são positivos frente a LDO já que a arrecadação ficou próxima do previsto, enquanto os gastos abaixo do que se esperava. Um relatório pormenorizado foi entregue ao final da audiência aos membros da comissão de Finanças e Orçamento, detalhando as receitas e gastos do 3º quadrimestre de 2010 e exercício como um todo.

AUMENTO SALARIAL

A vereadora Sônia Calidone aproveitou a oportunidade e questionou sobre as possibilidades reais de aumento ao servidor público municipal, uma vez que o orçamento da Prefeitura aumentou este ano - R$171 milhões, 18.7% maior que o de 2010, R$144 milhões. Segundo explicações dos técnicos, será necessário primeiro analisar como o orçamento de 2011 está se comportando, e somente após essa analise que será possível apresentar um número real no aumento dos trabalhadores. O dissídio para aumento salarial ocorre em maio.

Foto: Zalberto

Sônia Calidone e Ferrarini acompanharam as explanações