Itapira-SP, Terça-feira, 22/05/2018

Usuário
Senha

Câmara rende homenagem ao grande futebolista José Peretta - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara rende homenagem ao grande futebolista José Peretta
08/12/2017

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade nesta quinta-feira, 7, um Voto de Congratulação com o Sr. José Peretta, grande futebolista de nossa cidade e autor do primeiro gol oficial no Estádio Municipal "Cel. Chico Vieira". A propositura é de autoria do vereador Mino Nicolai (PSD), assinada pelos demais vereadores.

Desnecessário discorrer sobre o currículo desse exemplar cidadão e brilhante jogador de futebol, que tão bem defendeu desde sua fundação as cores da Sociedade Esportiva Itapirense, nossa querida Vermelhinha, além de ter atuado com muita garra e técnica por equipes da cidade como Rio Branco, Sarkis, Auto e Olaria, sem contar o Rio Branco de Americana e a Sociedade Esportiva Palmeiras, um dos grandes da capital paulista e do Brasil.

Mas foi nas saudosas formações de Veteranos, onde Peretta tinha cadeira cativa, que desfilou toda sua classe de "boleiro", para usarmos um termo atual. Há exatos 52 anos, este itapirense escrevia mais um capítulo de sua longa e majestosa carrerira como jogador. Por conta da inauguração da quadra Lions Club, foram também oganizadas três partidas de futebol que marcaram a inauguração oficial do novo estádio municipal "Cel. Chico Vieira", que desde 1957 vinha sendo construído em substituição ao primeiro estádio localizado no Parque "Juca Mulato". Conforme reportagem de jornal à época, "no dia 24 de julho de 1965, enfrentaram-se na partida preliminar inaugural, Veteranos Itapirenses versus Seleção B. Itapirense, sendo que os primeiros saíram vencedores pelo placar de 1 x 0, tento marcado pelo ponteiro esquerdo Peretta, que reviveu os seus grandes dias".

Sem dúvida alguma, um grande craque do passado merece o reconhecimento deste colegiado representante da população itapirense, por tão belas lembranças, pelo exemplo dado às gerações futuras, e finalmente, por ter levado com muita honra e disciplina o nome de nossa querida Itapira aos gramados em que desfilou seu desempenhado futebol, como hora propomos através do requerimento em tela, conclamando os nobres pares pela aprovação unânime.

Como grande jogador de futebol, Peretta realizou alguns feitos notáveis.

- Foi o autor de nove gols em uma única partida oficial de futebol, realizada entre Itapira e Socorrense pelo campeonato paulista. O placar do jogo foi de 17 x 2 e Peretta fez mais da metade dos gols, feito que nem mesmo Pelé, o Rei do Futebol foi capaz de conseguir.

- Foi aplaudido em pé pela arquibancada lotada do Pacaembu e teve seu nome ovacionado pela torcida palmeirense ao anotar um verdadeiro “gol de placa”, em jogo realizado entre Palmeiras e São Paulo pelo campeonato de aspirantes, o que hoje seria a Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Palmeiras sagrou-se campeão na oportunidade pelo placar de 1 x 0, gol de Peretta.

Família

Casou-se em 22 de dezembro de 1949 com Albertina Baldissim, Do enlace nasceram os filhos Sônia, Heloísa e Sérgio Luís, que deram ao casal os netos Enzo, Bianca, Telma, Gregório e Caroline, além da bisneta Nina.