Itapira-SP, Quarta-feira, 14/11/2018

Câmara rende homenagens a ilustres itapirenses - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara rende homenagens a ilustres itapirenses
13/04/2016

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade durante a 11ª sessão ordinária de 2016, realizada nesta terça-feira, dia 12 de abril, os requerimentos nº 99 e 100/2016, ambos de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori, o Carlinhos (PSDB), respectivamente, votos de congratulação com o escritor e jornalista Thiago de Menezes, recentemente empossado membro da “Academia Taguatinguense de Letras”, e com o advogado Dr. Orlando Pereira, pelo recebimento da Comenda "Presidente Juscelino Kubitschek”, honraria outorgada pela Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo (FALASP) e registrada pelo Exército Brasileiro.

A homenagem ocorreu no último dia 04 de abril no Teatro Oi Brasília, reunindo o universo empresarial, a classe jurídica e personalidades do mundo cultural, através de uma iniciativa da ANCEC - Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, juntamente com a FALASP.

Na ocasião, o escritor e jornalista Thiago de Menezes foi empossado como membro da “Academia Taguatinguense de Letras”, entidade patrimonial do povo de Taguatinga, fundada em 09 de abril de 1986 por intelectuais, professores e pioneiros de Brasília, que agrega a maioria dos escritores do Distrito Federal, assim como outros ligados à produção literária brasiliense. Natural de Itapira, Thiago passou a ocupar a cadeira 22 cujo patrono é o poeta Menotti del Picchia, o inesquecível criador do ‘Juca Mulato’, o poema que atravessará os séculos, como afirmou Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília. Na oportunidade, Thiago recebeu o Diploma das mãos do Presidente da ATL, o poeta Gustavo Dourado e a Láurea “Renato Russo – O Poeta de Brasília”, das mãos da Sra. Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo.

Já Dr. Orlando Pereira, foi condecorado com a Medalha "Presidente Juscelino Kubitschek", comenda registrada no Exército Brasileiro no Grau Cavalheiresco de Comendador sob o código C 91. A Ordem do Mérito da FALASP, outorgante dessa honraria, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Na ocasião, o condecorado lembrou a visão de futuro e a dedicação de Juscelino Kubistchek a Minas Gerais e ao Brasil. Reverenciou JK declarando ser ele uma referência de fortíssima atualidade. “A vida desse mineiro, ilustre e admirado, nos lembra de que os trechos difíceis da história são justamente os que pedem aos cidadãos e cidadãs maior solidariedade e participação, mais lucidez e mais serenidade para resolver os problemas da economia. Encravados por entre os inúmeros desafios que o mundo hoje enfrenta, o Brasil deve buscar ânimo na resistência e na perseverança de Juscelino”, afirmou Pereira, que é formado em Direito e possui Pós Graduação em Direito Público e Administração de Contratos.

A medalha “Mérito Presidente Juscelino Kubitschek” foi especialmente cunhada pela FALASP em 2006 por ocasião do cinquentenário de Juscelino Kubitschek na Presidência da República, para homenagear personalidades que com suas ações contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.