Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Câmara reúne eleitos do Parlamento Jovem - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara reúne eleitos do Parlamento Jovem
28/03/2014

Sessão de posse acontece na próxima quinta (03)

Foi realizado na noite desta quinta-feira, 27, no plenário da Câmara de Vereadores de Itapira, o primeiro encontro com os jovens eleitos que irão compor o Parlamento Jovem de 2014. A eleição foi realizada através do voto direto em cada estabelecimento de ensino participante durante a última semana. Na próxima quinta-feira, (03) a partir das 19h30, os “vereadores mirins” (veja relação dos eleitos nesta página) serão diplomados e tomarão posse durante uma solenidade na Casa.

Os estudantes do ensino médio são representantes de seis escolas do município: Anglo, Ativa, Atuante, Interativa, Antônio Caio e Caetano Munhoz.

O projeto prevê 14 cadeiras disponíveis para parlamentares jovens, uma para cada instituição que possui ensino médio na cidade. Porém, como o programa recebeu a participação de seis escolas, as demais vagas remanescentes foram preenchidas por alunos das instituições participantes, levando em conta a quantidade de alunos das instituições, ficando as escolas particulares com dois representantes e as públicas com três cada, devido ao maior número de alunos.

“O trabalho tem sido muito interessante, e a receptividade muito boa nas escolas, que puderam trabalhar o tema e foram responsáveis por realizar todo o processo eleitoral, tentando se aproximar o máximo da realidade, algumas delas, inclusive, utilizando cédulas, cabines e urnas de votação que a Câmara disponibilizou junto do Cartório Eleitoral. Temos uma excelente expectativa, junto das escolas para o projeto que agora entrará literalmente para dentro da Casa”, analisou o presidente Carlos Alberto Sartori.

Confira os eleitos:

- Leonardo Gotti Martini (Anglo)

- Bruno Baldassini Lanzoni (Anglo)

- Kelvin Richard Feliciano (Antônio Caio)

- Luciano Honório Garcia Júnior (Antônio Caio)

- Fernando Manoel Giomo Massari (Antônio Caio)

- Brenda Maria Silveira Fuini (Ativa)

- Lucca Costa Carneiro Pinto (Ativa)

- Pietra de Godoy Mariotoni (Atuante)

- Marcos Eduardo Hermenegildo Sartorio (Atuante)

- Irene Caroline Leal (Caetano Munhoz)

- João Victor Pedroso (Caetano Munhoz)

- José Vitor Martins (Caetano Munhoz)

- Jéssica Cristina Rosa (Interativa)

- Olívia Calidone dos Santos (Interativa)

O PROEJTO

O Parlamento Jovem consiste na criação de um parlamento formado por estudantes de Itapira que irão exercer um mandato anual, de 3 de abril a 20 de dezembro. Toda a atividade do jovem parlamentar será balizada por um regimento interno já criado especificamente para o projeto.

Serão 14 representantes englobando a faixa etária de 15 a 17 anos, preferencialmente. O processo seletivo e eleitoral ocorreu nas escolas que aderiram ao programa, incentivando assim o estudante a conhecer desde o princípio a atividade política e democrática de forma prática. Após tomarem posse os parlamentares jovens terão várias atividades iguais à de um vereador, como a eleição de uma mesa diretora, apresentação de sugestões para melhorias na cidade, projetos, etc.

Apesar de não valer legalmente, as sugestões e conteúdo apresentado pelos jovens poderão servir de base para ações dos vereadores de Itapira, para que eles apresentem de forma oficial e legal uma indicação, requerimento e até mesmo projetos de lei.