Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Câmara repudia corte de investimentos no “Sistema S” - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara repudia corte de investimentos no “Sistema S”
08/10/2015

Moção de Apelo pela rejeição será encaminhada ao Congresso Nacional

Os dez vereadores que compõe o Legislativo itapirense apresentaram na sessão de terça-feira, dia 06, o requerimento nº 373/2015, uma Moção de Repúdio com o Governo Federal, pelo anúncio de corte de investimentos no chamado Sistema S, do qual fazem parte o SESI, o SENAI, SENAC, SENAR, SESC, entre outros, conforme pacote de ajustes fiscais divulgado pelo Ministro da Fazenda. A matéria inclui ainda uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional, pela não aprovação da matéria.

Este movimento vem ganhando força em diversas cidades da região, sendo o Poder Legislativo responsável por encabeçar esta luta e rechaçar um possível corte nos recursos destinados à estas entidades. Segundo o teor da matéria, considerando que o pacote de ajustes fiscais apresentado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, contempla o corte de recursos do chamado "Sistema S", e que cada uma dessas entidades, ao longo de todos esses anos, têm dado inestimáveis contribuições nas suas respectivas áreas de atuação, através de inúmeras tarefas, dentre elas: ministrando cursos gratuitos com bolsas de estudos, promoção social, apoio ao desenvolvimento das pequenas empresas, treinamentos, entre outros. Tudo isso de forma muito próxima da sociedade.

Diretora do SESI de Itapira, Taís Cristiane de Lima, acompanhou os trabalhos durante a sessão

Considerando que segundo estudiosos, mediante a aprovação destas medidas, milhares de vagas serão fechadas em todo território nacional, milhares de pessoas podem ser demitidas e diversos serviços e atividades terão que ser suspenso ou reduzidos drasticamente.  Considerando que uma Pátria que se diz educadora não pode cortar todos esses investimentos e atingir diretamente tantos estudantes, até porque, como se sabe, o Sistema S forma anualmente muitos profissionais e melhora a qualidade da mão-de-obra oferecida em nosso mercado.

Desta forma, foi aprovada a Moção de Repúdio, afim de que seja oficiado o Governo Federal, exteriorizando o repúdio do Legisaltivo itapirense em relação a medida adotada, bem como uma Moção de Apelo, afim de que seja oficiado o Presidente do Congresso Nacional, manifestando pela não aprovação da medida.

A diretora do SESI de Itapira, Taís Cristiane de Lima, esteve presente à sessão e acompanhou a aprovação do requerimento.