Itapira-SP, Sexta-feira, 15/12/2017

Usuário
Senha

Câmara retoma sessões ordinárias e elege comissões permanentes - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Câmara retoma sessões ordinárias e elege comissões permanentes
03/02/2017

Câmara retoma sessões ordinárias e elege comissões permanentes

A primeira sessão ordinária do 1º ano legislativo da 17ª legislatura da Câmara de Vereadores de Itapira foi realizada nesta quinta-feira, dia 02. Após o período de recesso parlamentar, os vereadores retomaram as atividades do plenário. Durante os trabalhos, foram aprovadas as atas da 44ª e 45ª sessões ordinárias e 1ª e 2ª sessões extraordinárias de 2016, bem como da sessão de instalação e posse e 1ª e 2ª sessões extraordinárias de 2017. Na ocasião, também foram eleitas as comissões permanentes para 2017 que terão a função de analisar a constitucionalidade dos projetos que dão entrada no Legislativo, através dos chamados pareceres. Na prática, são órgãos técnicos criados pelo Regimento Interno da Casa e constituídos de vereadores, com a finalidade de discutir e votar as propostas de leis que são apresentadas à Câmara. Com relação a determinadas proposições ou projetos, essas Comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre os assuntos, por meio de pareceres, antes das matérias serem levadas ao Plenário. A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada ano legislativo. Na ação fiscalizadora, as Comissões atuam como mecanismos de controle dos programas e projetos executados ou em execução, a cargo do Poder Executivo.

Após quase uma hora e meia de reunião, as bancadas da oposição e situação na Câmara chegaram a um consenso e subiram ao plenário já com as composições definidas. Coube ao presidente da mesa, vereador Maurício Cassimiro de Lima fazer o anúncio da formação, sendo aprovadas nominalmente por todos os vereadores.

Desta forma, as comissões ficaram definidas da seguinte maneira:

Comissão de Justiça e Redação – Luan Rostirolla (PRB), Mino Nicolai (PSL) e Carlinhos Sartori (PSDB).

Comissão de Finanças, Orçamento, Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social – Professora Marisol (PSD), Beth Manoel (PSDB) e Rafael Donizete Lopes (PROS).

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente –Carlinhos Sartori (PSDB), Mino Nicolai (PSL) e Toninho Marangoni (PP).

Comissão Especial de Ética – Beth Manoel (PSDB), Dirceu de Oliveira (PMDB), Professora Marisol (PSD), Mino Nicolai (PSL) e Carlinhos Sartori (PSDB).