Itapira-SP, Sexta-feira, 16/11/2018

Comissões definem presidentes - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Comissões definem presidentes
11/02/2011

Vereadores discutiram comando dos grupos

Reunião entre parlamentares ocorreu na sexta-feira, dia 04

As Comissões Permanentes da Câmara Municipal se reuniram pela primeira vez em 2011. O encontro aconteceu sexta-feira (04) às 12h00, no plenário da Casa.  A pauta continha matérias novas e também algumas que já tramitavam no Legislativo. Porém, inicialmente, o foco foi a eleição das presidências dos grupos.

Após acordo entre os parlamentares, ficou decidido que Toninho Orcini (PPS) presidirá a Comissão de Justiça e Redação; a vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT) fica como presidente da Comissão de Finanças e Orçamento; e Mauro Antônio Moreno (PTB) com a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente.

A eleição foi tranqüila, sem necessidade de disputa. Cada comissão é formada por três parlamentares, sendo os mesmos, presentes em mais de um grupo de estudo. Para a escolha da presidência, os candidatos eleitos se apresentaram e os colegas deram apoio, não sendo necessária votação nominal, e apenas a aprovação unânime dos nomes.

O presidente de cada comissão tem por dever conduzir as reuniões, assim como marcá-las quando necessárias, presidir e também convocar audiências, e receber requerimentos dos membros do grupo. Ainda na sexta-feira, para melhor andamento dos trabalhos, os parlamentares já definiram que as reuniões das comissões acontecerão sempre às quintas-feiras, às 12h00, sendo possível alterar a data e horário quando houver motivo plausível.

Além dos escolhidos para as presidências, estiveram presentes na reunião os outros vereadores pertencentes às comissões, Luis Hermínio Nicolai (PSB), Luis Henrique Ferrarini (PV), Décio da Rocha Carvalho (PSB) e Carlinhos Sartori (PSDB).

OUTRAS ESCOLHAS

Outras duas comissões da Casa também tiveram eleição. A de Ética terá Sartori como presidente, e a Representativa tem automaticamente o presidente da Câmara Manoel Marques (PV) como ocupante do posto. Durante o encontro os vereadores também analisaram 15 matérias, entre projetos de Lei, veto do Prefeito, requerimentos, entre outros documentos.