Itapira-SP, Sábado-feira, 17/11/2018

Comissão segura projeto que aplica redução do cálculo do IPTU em casos específicos - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
10/02/2011

Parecer solicita mais informações da Prefeitura

Um parecer da Comissão de Finanças e Orçamento segurou a votação do projeto de lei que aplica redução de 50% no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) aos imóveis que em 2010 tiveram alteração em sua área, ou de dados cadastrais, como por exemplo, aumento ou diminuição do terreno, alteração do tipo de construção ou amento do imóvel dentro da área, entre outras, tendo o seu imposto calculado com base no valor venal.

Como as modificações realizadas durante o ano servem de variáveis para o cálculo do IPTU, a administração detectou que aqueles que realizaram alterações em 2010, estariam pagando maior tributo em relação que aqueles que não fizeram alterações, porém, possuem um imóvel semelhante.

Foto: assessoria C.M.I

\Frente a isso foi proposto a redução de 50 % no imposto nestes casos especiais. O texto, de autoria do Executivo, entrou na Casa na terça-feira, em regime de urgência, e após solicitação no expediente foi enviado às comissões e posteriormente para apreciação do plenário na mesma data.

Ao passar pelos grupos de estudo, recebeu parecer favorável das Comissões de Justiça e Redação e Obras e Serviços Públicos, formada pelos vereadores Toninho Orcini (PPS), Mauro Moreno (PTB), Décio da Rocha Carvalho (PSB), Mino Nicolai (PSB) e Luis Henrique Ferrarini (PV). Mas o parecer da Comissão de Finanças e orçamentos, assinado pelos parlamentares Sônia de Fática Calidone dos Santos (PT) e Carlinhos Sartori (PSDB), solicitou que antes da votação, a Prefeitura deve enviar para a Câmara quantas e quais pessoas físicas e jurídicas serão beneficiadas com o novo cálculo.

Vereadores solicitaram

mais tempo para estudo

TRÂMITE

O parecer foi colocado em votação e aprovado em plenário, deixando a votação deste projeto para sessões futuras. “São dois pareceres, o da Justiça e Redação favorável à tramitação da matéria. O de Finanças e Orçamento fez a colocação que viesse os nomes das pessoas”, explicou o Presidente Manoel Marques durante a sessão. “Não temos nada a opor quanto a legalidade do projeto, todavia nós estamos requerendo explicações”, disse a vereadora Sônia.

Na mensagem anexada ao projeto, o Prefeito Toninho Bellini (PV) explica a situação. “Estou propondo a aplicação de um redutor de 50% no cálculo do IPTU para os imóveis que sofreram alteração de área (construções novas, reformas, ampliações) no exercício de 2010. Sem a aplicação desse redutor o valor do IPTU desses imóveis ficará muito acima dos de outros imóveis semelhantes, gerando uma desigualdade de tratamento. Ressalte-se que esse redutor vem sendo aplicado há muito tempo e para que não haja, agora, uma injustiça com o contribuinte que alterou o seu imóvel no exercício anterior há a necessidade dessa previsão legal.”, explicou.

Foto: assessoria Câmara Itapira

Presidente despacha matérias junto do vereador Ferrarini