Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Conscientização pelo Autismo é reconhecida pela Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Conscientização pelo Autismo é reconhecida pela Câmara
20/04/2016

O Movimento Orgulho Autista, responsável pela realização do II Evento para Conscientização Mundial do Autismo, teve seu reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores de Itapira nesta terça-feira, durante a 12ª sessão ordinária de 2016. De autoria do vereador Carlos Aparecido Jamarino (PSC), o requerimento nº 103/2016, congratulou com os idealizadores e participantes, em especial com a presidente da Organização Não Governamental (ONG) Comunitária do Jardim Raquel, Maria Ângela Basiloni da Cruz, extensivo ainda aos demais membros do Movimento.

Ocorrido na noite de segunda-feira, dia 11 de abril, no anfiteatro do Instituto Américo Bairral, o evento reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes de classe e Centros de Assistência Social de Itapira e cidades vizinhas, que puderam acompanhar uma palestra cujo tema principal foi "Sinais de Alerta: Tirando duvidas sobre Autismo". Antes, no dia 02 de abril, o Movimento já havia iniciado um trabalho de conscientização que percorreu as ruas do centro da cidade, distribuindo folhetos e transmitindo informações acerca do Autismo.

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

Apesar de o autismo ter um número relativamente grande de incidência, foi apenas em 1993 que a síndrome foi adicionada à Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde. A demora na inclusão do autismo neste ranking é reflexo do pouco que se sabe sobre a questão. Ainda nos dias de hoje, o diagnóstico é impreciso, e nem mesmo um exame genético é capaz de afirmar com precisão a incidência da síndrome. Como ainda não se pode afirmar geneticamente as causas do autismo, usa-se o diagnóstico baseado em observação do paciente (que geralmente apresenta sintomas como dificuldade de comunicação, além de comportamento repetitivo). Contudo, a detecção dos sintomas também não é fácil.

Em dezembro de 2012, alguns dos direitos dos autistas passaram a ser assegurados pela lei 12.764, chamada de “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”. Basicamente, a lei reconhece que os portadores de autismo têm os mesmos direitos que todos os outros pacientes com necessidades especiais no Brasil. Entre outros aspectos, a legislação garante que os autistas podem frequentar escolas regulares e, se necessário, solicitar acompanhamento nesses locais.

No fim de 2014, pesquisadores do Projeto Genoma fizeram uma importante descoberta na área: o gene TRPC6 seria um dos genes de pré disposição ao autismo e alterações nesse gene levariam a problemas nos neurônios. Indo mais além, chegaram à conclusão de que tais variações podem ser corrigidas com uma substância chamada hiperforina.

À medida que avançam as pesquisas acerca do assunto, cresce também o número de grupos e entidades sem fins lucrativos em defesa dos direitos dos portadores do Autismo.