Itapira-SP, Terça-feira, 20/11/2018

Consulta Pública da Câmara aponta que 94.7% não querem aumento dos vereadores - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Consulta Pública da Câmara aponta que 94.7% não querem aumento dos vereadores
28/08/2011

Resultado foi divulgado por presidente da Casa durante coletiva

A Câmara Municipal de Itapira finalizou no dia 18 a primeira Consulta Pública, que tinha como tema a possibilidade de aumento do número de vereadores. O resultado das análises foi apresentado em uma coletiva dada pela Presidência da Câmara na manhã de sexta-feira (23), na sede do legislativo. O balanço final apontou que 94,7% dos participantes são contra o aumento de cadeiras.

Apenas 5.2% foram favoráveis à possibilidade de aumentar o número de parlamentares no universo municipal.  O presidente da Casa, Manoel Marques (PV) entregou à imprensa um relatório que mostrava ainda a quantia total de 121 contribuições, sendo que 115 foram aceitas e seis rejeitadas por estarem sem justificativa ou por não terem respondido ‘Sim’ ou ‘Não’ à Consulta.

A pergunta apresentada ao cidadão era: Hoje Itapira conta com 10 vereadores. Você acha necessário aumentar a quantidade de cadeiras no Legislativo? Após 30 dias da Consulta aberta, 109 usuários responderam não, ou seja, que eram contra a possibilidade, e 06 disseram que sim – contando apenas as respostas aceitas.

A Câmara já providenciou um relatório, com todas as respostas dos contribuintes, disponível para download no site www.camaraitapira.sp.gov.br. Agora, entidades ligadas ao assunto e os próprios usuários que contribuíram com a Consulta também serão notificados do resultado.

AVALIAÇÃO

O resultado final foi apresentado cinco dias depois do fechamento da pesquisa devido ao fato de todas as respostas terem que ser analisadas por funcionários do legislativo. Durante a coletiva, Marques enfatizou o sucesso do novo serviço. “Estamos contentes. Não importa a quantidade e sim a qualidade. Tivemos 121 participações. Não vemos hoje na cidade nenhuma ação, como audiências ou eventos que reúna esse número para discutir medidas coletivas em prol do município. A Consulta Pública conseguiu isso, o resultado mostra que a população tem se politizado, e buscado exercer a democracia”, avaliou.

Segundo a secretaria da Câmara as justificativas, em sua maioria, negam o aumento dos vereadores por enfatizarem a possibilidade de crescimento de gasto nos cofres públicos com os salários de mais parlamentares, mostrando que esse montante poderia ser destinado à outras áreas do município.

“O mais importante foi que a população participou, atingimos um número excelente, se comparado à São Carlos (SP), que em sua primeira consulta atingiu aproximadamente 200 participações, mas possui uma população perto de 250 mil pessoas. Certamente esse é mais um serviço da Câmara que irá colaborar para a democracia e politização de nossa cidade”, disse Marques.

Foto: Assessoria Câmara Municipal

Presidente repassou os dados durante coletiva