Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

Coral Cidade de Itapira recebe homenagem na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Coral Cidade de Itapira recebe homenagem na Câmara
06/11/2015

De autoria do vereador Carlinhos Sartori (PSDB), o Poder Legislativo itapirense aprovou por unanimidade na última terça-feira, dia 03, o requerimento 388/2015, um Voto de Congratulação com o Coral Cidade de Itapira, pela brilhante realização do XXIV Encontro de Corais, realizado dia 03 de outubro, na Matriz de Santo Antônio, em comemoração aos 36 anos de atividades no município. Na ocasião, a maestrina Marcela Cristina Pereira e o presidente do Coral José Antônio Valverde estiveram presentes para receber a honraria.

Fundado em 1979, o Coral Cidade de Itapira já participou de uma gravação da vinheta de Natal do jornal da EPTV/Campinas em 2005 e conta hoje com 46 membros. Anfitrião do encontro, o Coral abriu as apresentações com a participação especial dos músicos Luís Giovelli no piano, Luciano “Bola” na percussão e Raphael Fernandes na viola.

Na sequência, publico apreciou o jogo de vozes do Coral Santa Teresa, de Mogi Guaçu. Formado por 34 pessoas, foi fundado há 24 anos e hoje é famoso por participar de variados eventos e compor o projeto PAS! Projeto Adolescente, Sim! O terceiro coral a se apresentar foi o TRT 15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas). O Coral TRT 15 nasceu em 1996 depois da reivindicação dos funcionários do órgão em desenvolver atividades de caráter sócio-cultural. Seu regente é Nelson Silva, formado pela Unicamp.

O último grupo a se apresentar foi o Coral Santa Cecília, de Limeira (SP), que foi criado em 1988, na Paróquia São Benedito, por Alexandre Aparecido Seregati – atual regente –, formado em Teoria, Solfejo e Percepção Musical pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos, na cidade de Tatuí (SP). Sua mais importante apresentação foi no ano de 1995, no II Festival de Corais “Orlando di Lasso” em Roma, na Itália, ocasião em que cantou juntos a outros corais em uma missa celebrada na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

“É fato que ocasiões como a apresentada tende a valorizar ainda mais a cultura em Itapira, além de gerar uma oportunidade para que os nossos cidadãos tenham acesso a uma apresentação musical de altíssima qualidade”, destacou o vereador autor.