Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

CPI convoca secretário da fazenda para depor - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
CPI convoca secretário da fazenda para depor
29/09/2011

Hélio Citrângulo será oficiado para prestar depoimento na próxima quinta, dia 06

A CPI instaurada na Câmara Municipal para apurar o aumento da folha de pagamento da Prefeitura em 2009 realizou a sua primeira convocação para depoimento. Quem será ouvido é o Secretário da Municipal Fazenda Hélio Citrângulo. Ele será convocado para uma reunião na próxima quinta-feira (06) ao meio dia, na Câmara Municipal.

\A solicitação foi anunciada durante o encontro da Comissão Parlamentar de Inquérito, na quinta-feira, na sede do legislativo. O presidente do grupo, Toninho Orcini (PPS), afirmou que o requerimento seria entregue ao Executivo o mais rápido possível, ainda esta semana, informando da convocação.

O objetivo dos parlamentares é obter explicações sobre diferenças detectadas nas folhas de pagamentos. Os valores quais os vereadores têm dúvida e decidiram solicitar explicações não foram divulgados e serão esclarecidos junto com a presença de Citrângulo. Orcini adiantou que há dúvidas sobre aumento durante alguns meses na folha, e adiantou que de dezembro de 2008, para janeiro de 2009, os documentos enviados pela Prefeitura apontam aumento de aproximadamente R$1 milhão.

“Estamos conversando (entre os membros do grupo) também fora das reuniões e solicitando auxílio de funcionários da Casa com experiência no assunto. Agora já autorizei a confecção de uma planilha com todas as diferenças que encontramos e vamos ouvir o Hélio para que ele nos explique os números”, enfatizou Orcini.

Além da convocação, a CPI formada também por Luis Henrique Ferrarini (PV) e Mauro Antônio Moreno (PTB), solicitará ao Presidente da Câmara, Manoel Marques (PV) a contratação de uma auditoria ou empresa especializada em contabilidade para auxiliar a avaliar o volume de documentos enviado pela Prefeitura. Os vereadores haviam pedido uma lista de documentos que chegaram à Casa na segunda-feira. São mais de 60 mil páginas que poderão ser analisadas.

A Comissão também irá pedir à Prefeitura que a folha de pagamento seja enviada novamente pela Prefeitura, porém, com dados mais detalhados mensalmente, como quantia paga a funcionários relativa a férias, abono e parcela do 13º salário. O Presidente voltou a frisar que o objetivo principal das investigações será a apuração dos fatos, e não procurar culpados ou inocentes. “O nosso relatório final será encaminhado a quem deve, se apontar culpados enviaremos à justiça, se verificarmos que não há problemas afirmaremos isso”, ponderou.

Foto: Zalberto

Membros da CPI, junto de assessores durante a reunião de quinta-feira