Itapira-SP, Sexta-feira, 14/12/2018

CPI ouve chefe do RH e já requer novo depoimento - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
CPI ouve chefe do RH e já requer novo depoimento
14/10/2011

Benedito Robles, então responsável pela folha

de pagamento deve ser ouvido na quinta-feira

Pugina prestou depoimento na terça-feira\\A CPI da Câmara Municipal, que investiga o aumento de 11% na folha de pagamento em 2009, ouviu nesta quinta-feira (15) o depoimento do Chefe de Documentos e Benefícios da Prefeitura, Everton Henrique Pugina. Após as explicações o relator da Comissão, Mauro Antônio Moreno (PTB), requereu que o próximo servidor a ser convocado seja Benedito Robles, atualmente locado na Secretaria Municipal de Educação, porém na época, responsável pela folha da Prefeitura.

O pedido foi acatado pelo Presidente da Comissão, Toninho Orcini (PDT). Segundo a assessoria jurídica da Casa no máximo até o início da próxima semana Robles já deve ser notificado. O depoimento acontecerá na quinta-feira (20), 12h00 no plenário do Legislativo Itapirense.

Segundo os parlamentares pertencentes ao grupo, o objetivo é que as dúvidas que ainda restam possam ser sanadas com Robles, uma vez que ele era o responsável pela folha de pagamento.

O pedido foi realizado após as explicações de Pugina, que segundo Orcini ajudaram a sanar dúvidas que ainda pairavam na comissão após o primeiro depoimento, do secretário municipal de Fazenda, Hélio Citrângulo. “Mas ainda temos que esclarecer algumas coisas”, enfatizou o presidente. Ele voltou a afirmar que o objetivo da CPI não será condenar, nem inocentar ninguém, apenas esclarecer os fatos.

O questionamento à Pugina foi calcado novamente em dúvidas que a folha de pagamento apresentou entre anos de 2008 a 2009, sendo enfatizado alguns meses, como janeiro de 2009 e dezembro de 2008, onde apareceu um salto de aproximadamente R$900 mil entre um mês e outro. Pugina reafirmou as explicações outrora dadas pelo secretário da Fazenda, e apontou o recebimento de férias coletivas dos servidores da educação, aumento de 2% no salário de todo o funcionalismo do Executivo, a absorção de pagamento de aposentadorias, entre outros pontos somam R$865 mil, como situações responsáveis pela diferença.

Explicou também que o salto de 11% na Folha de Pagamento se deve a esses pontos, porém ligados á administração como um todo. “O reajuste parte do salário base. Em cima agregam verbas pessoais, com percentuais estabelecidos em lei, como o anuênio, por exemplo”, explicou. Lembrou também que no ano de 2009, foram realizados dois aumentos salariais, de 2% em janeiro e depois mais 3% no dissídio em maio.

Foto: Zalberto

Moreno, Orcini e Ferrarini durante depoimento de Pugina