Itapira-SP, Segunda-feira, 19/11/2018

CPI ouve Citrângulo, mas vereadores ainda têm dúvidas - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
CPI ouve Citrângulo, mas vereadores ainda têm dúvidas
07/10/2011

Outros servidores serão convocados

\O Secretário Municipal da Fazenda, Hélio Citrângulo foi ouvido durante a reunião da CPI na quinta-feira. Os parlamentares questionaram o servidor e solicitaram diversas explicações sobre dúvidas que possuíam sobre a folha de pagamento da Prefeitura. Ao final de aproximadamente uma hora de reunião, o presidente da Comissão, Toninho Orcini (PPS), afirmou que ainda pairam dúvidas e outros funcionários serão convocados para esclarecimento.

As principais explicações de Citrângulo estavam ligadas a um aumento de na folha de pagamento entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, cujo salto é de aproximadamente R$ 900 mil. O secretário informou valores e ações que refletiram este crescimento.

Segundo seu depoimento, o recebimento de férias coletivas dos servidores da educação, aumento de 2% no salário de todo o funcionalismo do Executivo, a absorção de pagamento de aposentadorias, entre outros pontos somam R$865 mil. O restante está ligada a ações normais da folha, como definiu o Citrângulo, exemplificando pagamento de gratificações como anuênio, quinqüênio, entre outras que corriqueiramente entram na folha de pagamento e se tornam permanentes.

“A minha função é de Secretário da Fazenda, não sou do departamento pessoal, a minha função é de suprir financeiramente a folha. Apesar disso, tenho a certeza de que tudo isto está correto, Até porque foi auditado pelo Tribunal de Contas”, reafirmou.  No mesmo dia Citrângulo ordenou que mais documentos fossem enviados à Câmara sendo os mesmos solicitados pelos vereadores.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, formada ainda pelo relator Mauro Antônio Moreno (PTB) e Luis Henrique Ferrarini (PV), foi instaurada a cerca de um mês para investigar o aumento de 11% na folha de pagamento em 2009. Durante a reunião de quinta-feira a vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos (PT) também acompanhou o depoimento.

Toninho Orcini voltou a afirmar que o objetivo do CPI é investigar e não apontar culpados ou suspeitos. “Vamos convocar alguém da administração, que era responsável pela folha na época (em 2009), pois, ainda nos resta dúvida. A reunião deve ser na próxima quinta”, adiantou o parlamentar.

DUPLICIDADE

Pela primeira vez alguém da Prefeitura falou oficialmente e abertamente sobre desvio na folha de pagamento que vinha ocorrendo na Prefeitura. Durante seu depoimento Citrângulo afirmou que foi detectado um pagamento em duplicidade no valor aproximado de R$ 4 mil, referente a benefício de um servidor. O valor foi destinado ao funcionário e lançado na folha de pagamento, porém, junto foi emitido um cheque no mesmo valor e empenhado com o mesmo fim, para não levantar suspeita, e depositado na conta de outro servidor da Prefeitura.

Segundo Citrângulo há a suspeita de que isto vem ocorrendo há mais tempo. Porém o secretário foi enfático ao solicitar cautela. “Sugeri a sindicância e ela está acontecendo. Imagino que não seja só isso (apenas um cheque). Jamais vamos acusar sem ter provas”, afirmou.

Foto: Assessoria Câmara Municipal de Itapira

Secretário, assessores evereadores durante a reunião da CPI