Itapira-SP, Quinta-feira, 22/11/2018

Círcolo Italiano e familiares de Jácomo Mandato são homenageados na Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Círcolo Italiano e familiares de Jácomo Mandato são homenageados na Câmara
22/10/2015

Presidente, diretores e integrantes do Círcolo Italo Brasiliano XV di Novembro de Itapira, além dos familiares do saudoso historiador itapirense Jácomo Mandato, foram homenageados pelos vereadores na sessão de Câmara desta terça-feira, dia 20, pelo lançamento póstumo do livro “A Escravidão em Itapira”, escrito por Jácomo e publicado pela editora ArtExpressa.

O livro foi lançado no dia 25 de setembro no Circolo Italo Brasiliano XV di Novembro de Itapira, onde compareceram dezenas de amigos e familiares. Trata-se de um brilhante relato histórico do cenário itapirense na época da escravidão, contendo cerca de 200 páginas. Na ocasião, o vereador Juliano Feliciano (PRB), fez uso da palavra e destacou a importância da publicação. “O novo livro de Jácomo é muito mais que um texto, um relato. É sim um documento histórico importantíssimo para que as futuras gerações saibam como se desenvolveu a escravatura em nossa cidade. Como representante da raça negra, não poderia deixar de homenagear os familiares de Jácomo pela incansável esforço na publicação da obra, e ao Círcolo que deu total suporte”, destacou o vereador.

Por conta da homenagem, estiveram presentes na Câmara na última terça-feira, o presidente da entidade, Sr. Walter Ricciluca e os familiares de Jácomo mandato, representados na ocasião pelas filhas Hadassa e Angelina Lúcia.

Jácomo Mandato nasceu em Itapira em 25 de julho de 1933. Atuou como vereador, tendo inclusive sido presidente da Câmara Municipal no biênio 1983-1984. Também presidiu a Comissão de Cultura do Legislativo. Filho do italiano Pietro Mandatto e da brasileira Lucia Bizare, Jácomo foi casado com Maria Suzana da Silva, também falecida, com quem teve as duas filhas. Mas foi como historiador que Jácomo mais de destacou. Foi responsável direto pela organização do acervo do poeta Menotti Del Picchia, de quem era amigo e herdou boa parte de sua biblioteca particular, que se encontra hoje exposta na Casa do Poeta no Parque Juca Mulato. Entre outras obras, foi autor de “Brava Gente”, onde relata a imigração italiana em Itapira; “Joaquim Firmino: o Martír da Abolição”, sobre o delegado abolicionista morto em terras itapirenses; “Rua da Palha; A Minha Avenida Rio Branco”, onde relata o dia-a-dia de uma das principais via de acesso da cidade, entre tantos outros.

Jácomo Mandato faleceu em 2009, aos 76 anos.