Itapira-SP, Quarta-feira, 23/05/2018

Usuário
Senha

Declarado de utilidade pública o Grupo Escoteiro Guardiões de Baden Powell - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Declarado de utilidade pública o Grupo Escoteiro Guardiões de Baden Powell
19/05/2017

A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na noite desta quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 23/2017, de autoria do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB), que declara de utilidade pública o Grupo de Escoteiro Guardiões de Baden Powell.  Na prática, isso implica dizer que a partir de agora, a entidade de utilidade pública municipal traz como benefícios o reconhecimento da idoneidade da associação e instrui, em conjunto com outros documentos, o pedido de isenção da quota patronal – INSS.

Durante a sessão, cerca de 20 escoteiros marcaram presença e agradeceram os vereadores pela aprovação do projeto. O grupo faz referência ao precursor do Escotismo, o inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que após uma vida dedica a ações militares e experiência em comando, criou em 1908 uma espécie de manual de adestramento, o Escotismo para Rapazes. Robert não tinha ideia de como o guia afetaria os jovens do mundo inteiro. O guia mal foi posto nas livrarias e já surgiram patrulhas e tropas escoteiras não só na Inglaterra mais em outros países também. Em 1910 Pediu demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo.

Em 1912 fez uma viagem ao redor do mundo para contatar escoteiros de muitos outros países, e assim o Escotismo foi dando os primeiros passos para uma fraternidade mundial. O movimento continuou a crescer, e quando completou 21 anos já estava com mais 2 milhões de integrantes. Nesta ocasião, Baden-Powell recebeu do rei Jorge V a Honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas apesar deste título, para todos os escoteiros ele continuou e continuará sempre sendo B-P, o Escoteiro-Chefe-Mundial.

Depois de completar 80 anos, regressou a África com sua esposa, Lady Baden-Powell que era a Chefe Mundial das “Girls Guides" (bandeirantes). Fixaram sua residência no Quênia onde as florestas tinham quilômetros de extensão e no horizonte montanhas com picos cobertos de gelo. E é no Quênia que B. P. faleceu faltando pouco mais de um mês para fazer 84 anos de idade.