Itapira-SP, Quinta-feira, 25/04/2019

Dr. Pedro assume presidência da Câmara - Portal da Câmara Municipal de Itapira-SP Notícias
Dr. Pedro assume presidência da Câmara
26/08/2015

Após renuncia do Vice Presidente, eleição acontece na terça-feira

O Presidente da Câmara Municipal de Itapira, vereador Décio da Rocha Carvalho, o Zé Branco (PSB), foi afastado esta semana de suas funções legislativas através de liminar concedida pela Dra. Hélia Regina Pichotano, juíza da 2ª Vara da Comarca de Itapira, que acolheu ação civil por improbidade administrativa solicitada pelo Ministério Público local em decorrência do uso indevido do veículo oficial da Câmara.

Na manhã da última segunda-feira, o vereador esteve na Casa para ter ciência da notificação. Disse que vai recorrer da decisão, uma vez que já ressarciu aos cofres públicos os valores gastos com as viagens consideradas irregulares, conforme determinação da Comissão Especial de Ética do legislativo municipal. Tanto o relatório final da Comissão, como a decisão judicial da ação civil pública nº 1000203-80 foram lidos no plenário durante a 28ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 25.

Devido à determinação judicial, a sessão iniciou-se sob o comando do vereador Maurício Cassimiro de Lima (PSDB), vice presidente da Casa. No entanto, ainda no Pequeno Expediente, Maurício subiu à tribuna e renunciou ao cargo por motivos profissionais, uma vez que exerce a profissão de cirurgião dentista, além de exercer a liderança do Prefeito José Natalino Paganini (PSDB) na Câmara. Desta forma, quem acabou presidindo interinamente a sessão foi o 1ª Secretário da Mesa, vereador Pedro Tadeu Stringuetti (PPS).

De acordo com o Artigo 6º do Regimento Interno da Câmara, em seu parágrafo 3º , onde diz que “vagando qualquer cargo na Mesa, ou do Vice Presidente, será realizada eleição secreta no Expediente da primeira sessão seguinte, para completar o mandato”, a eleição para o cargo de vice presidente será realizada na próxima terça-feira, dia 01º de setembro.